quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia dos Professores

Parabéns

DECLARAÇÃO

Hoje 15 de outubro é o dia dos professores, quero dedicar a todos os mestres que me ajudaram a ser o que sou hoje, o meu respeito e adimiração pelo trabalho árduo pela educação no Brasil, que sabemos, não é fácil.

Apendi a ler ainda em casa aos 5 anos e quando entrei no pré tive o apoio da minha primeira professora, Izabel, ela me ajudou a melhorar minha leitura e escrita. Na 1ª série Sonia me trilhou nos caminhos da lingua portuguesa e da matemática. Na 2ª série Helena, um amor de professora, colaborou para enriquecer meus conhecimentos. Nos 3ª e 4ª anos Fátima consolidou o aprendizado dos anos anteriores.

Cheguei no ginásio, ai os professores eram vários, todos inesquecíveis, Márcia, Vera, José Fernando, Maria Donizeti, Donice, Esperança, Magali, Luciana, Poliana, Loide, Patrícia, entre outros, que me perodem se não citei, pois são muitos e posso ter esquecido alguém. Mas tenham certeza, todos foram muito importantes para mim.

No colegial era tudo mais sério, professores mais experientes, matérias mais aprofundadas, mas a dedicação dos professores continuava a mesma. Cecília, Maria Tereza, Ana Maria, Lucia Neide, Rosangela, Ricardo, Chiquinho, Maria Alexandre, Ana, e outras tão importantes quanto.
Foi a partir dai que descobri minha vocação para a comunicação, sempre fui reconhecido pelo meu esforço e desempenho pelos professores que me incentivaram a crescer e ser cada dia melhor. Por tudo isso agradeço.

Não posso esquecer dos meus professores dos cursos de inglês, espanhol, informática e turismo e hotelaria, que passaram conhecimentos além do que se aprende na escola. Daniel, Roane, Marina, Juliano, Alexander, Darlene, Silvia, Monica, Daniela, Luciana, e outros. Se hoje sei o que sei devo a mim e a eles.

Agora tenho novos professores, na faculdade, vítimas de críticas, muitas vezes infundadas , pude perceber o quanto é dura e pesada a missão de ensinar, quem muitas vezes não quer aprender.

Já passei por alguns mestres, como Bertuolo, que assustou no começo, mas depois se mostrou um grande professor; Maria Lúcia, essa sofreu na mão dos alunos, pior pra eles que deixaram de aprender o que esta grande professora tinha a ensinar; Lúcio, professor de teatro, no começo confesso que não gostava, mas depois me encantei pela arte; Jandira experiência e conhecimentos que transbordam, e mais uma vez os alunos não aproveitam a oportunidade; Gina, temos nossas diferenças, mas é na diferença que se encontra o ponto certo das coisas; Helen, nova, mas com a prática a flor da pele; Iracema, me passou não so ensinamentos, mas também me deu conselhos valiosos; JB, sério, mas um professor como poucos, sábio e exigente; Zé Roberto, perdemos a oportunidade, ou melhor nos foi tirada a oportunidade de aprender muito com ele.

Kallás, outro poço de sabedoria, experiência e conhecimento, deveria ter mais espaço no curso; Nice, uma bondade, também muito sábia, pena que não pode demonstrar tudo; Clarissa, amiga, divertida, e boa professora; Vânia, nem todos gostam dela, mas eu a admiro por ter tantas funções e fazer de tudo para atender a todos; Patrícia, é quase uma colega de sala, domina sua área e é super atenciosa; Fernando, foi rápida a passagem dele, mas foi válida; a não posso esquecer do Camilo, que me ensinou aquilo que eu mais amo, falta muito para eu dominar o assunto, mas tv é minha paixão.



Tem uma música, infantil, mas muito bonita que marcou minha infância, e fala sobre professores, veja a letra:

Foi você que ensinou o que hoje sei
Me mostrou o caminho e como fazer para ser feliz
Tudo fica tão bom, doce como mel
Faz a escola até parecer um pedacinho do céu
Toda vez que eu precisei você me deu a mão
Sempre abrindo seu coração, por isso eu amo você
Professora, por que é que tem que ser assim?
Num ano me ensina tudo e no outro ano te afastam de mim
Professora, que corrige os erros meus
Me ensina a dizer te amo
Mas não me ensine o que é adeus.


AOS MEUS PROFESSORES E A TODOS OS MESTRES, O MEU CARINHO, O MEU RESPEITO, A MINHA ADMIRAÇÃO.

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!

2 comentários:

  1. A parte que fala dos professores da faculdade é muito bacana!! De longe, mto boa!

    ResponderExcluir
  2. É uma opinião minha, claro que nem todos pensam como eu. Mas que o grande problema do ensino no Brasil hj são os alunos, isso estudos e pesquisas já tem mostrado.

    ResponderExcluir