sábado, 24 de outubro de 2009

Chega de Guerra!

Capa

INFORMAÇÃO

Depois de ter sido escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro viu desabar seu discurso de paz. A cidade do futuro, das oportunidades, da Copa do Mundo, aquela que sonha com a grande virada, virou manchete de guerra, no Brasil e no exterior. Pela primeira vez na história dos conflitos em favelas, traficantes derrubaram um helicóptero da PM: três policiais morreram carbonizados. Quase 40 pessoas foram mortas nas ruas. Ônibus foram queimados.

Na mesma semana, a PM, ocupada em vingar seus heróis, viu a cara podre de policiais corruptos. “Marginais, criminosos e vagabundos”, nas palavras duras do governador do Rio, Sérgio Cabral. Um capitão e um sargento foram flagrados por câmeras roubando um par de tênis e uma jaqueta vermelha, furtados por assaltantes. A vítima, o coordenador da ONG carioca AfroReggae, ainda agonizava dentro de um banco quando a patrulha passou. Os policiais liberaram os assaltantes e confiscaram o furto para uso próprio. As imagens da vergonha foram gravadas e exibidas.

O Brasil avança na área social, tem uma economia estável e ganha respeito internacional. Por que não tem o mesmo sucesso no combate à violência? O que se pode fazer já para pacificar o Rio? ÉPOCA fez um diagnóstico dos principais desafios, ouviu especialistas. Um artigo exclusivo de Hugo Acero, um dos responsáveis pela pacificação na Colômbia, alinhava soluções já conhecidas pelos governos federal e estadual.

Fonte: http://www.epoca.com.br/



OPINIÃO

Esta semana, diferentemente das últimas, quero dar os parabéns à revista Época, capa incrível, tanto do ponto de vista gráfico, quanto de conteúdo jornalístico. O temido caverão em meio ao caos, as chamas, um verdadeiro cenário de guerra.

O desabafo dos brasileiros na manchete: "Chega de Guerra". A Época fez o que precisava ser feito, esse é o papel da revista, ir além do que os jornaus diários foram, aprofundar, dar outro enfoque. Em busca das soluções para os problemas do Rio, especialistas falam o que poderia ser feito.

Exemplos de outros países que conseguiram superar a guerra civil, a violência, o crime. O Rio, depois de ter sido alçado ao posto de sede dos Jogos Olípicos de 2016 se vê chafurdado em lama na imprensa internacional. Temos que reverter essa situação, é papel do Estado a segurança pública, mas devemos fazer a nossa parte, não contribua para o crime, seja honesto, já vai ser um começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário