quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Terra Legal enfrenta problemas

Primeira Página

INFORMAÇÃO

Implementado há quatro meses, o programa federal Terra Legal, que pretende regularizar cerca de 67,4 milhões de hectares da União na Amazônia, já detectou tentativas de uso de laranjas, falta de estrutura e boicotes de fazendeiros e administradores locais.É o que diz relatório da rede de inteligência fundiária, do próprio governo federal.

Composta por Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Polícia Federal, Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) e Ministério de Desenvolvimento Agrário, dentre outros órgãos, a rede foi criada para impedir tentativas de fraude no programa -criticado por ambientalistas por supostamente possibilitar a legalização de terras públicas griladas.

O documento sobre as "dificuldades de implementação" do Terra Legal avaliou o trabalho realizado nas cidades de Ulianópolis, Paragominas, Marabá e Novo Repartimento. Os quatro municípios ficam no Pará, o Estado com o mais agudo conflito agrário do país.As análises do relatório se referem à primeira fase do programa, iniciada em junho nos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia...

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO

É dureza, todo e qualquer programa do governo enfrenta problemas de corrupção, desvios, mau caratismo. Chego a pensar que no governo são poucos os que salvam. Sempre tem uma laranja podre pra estragar o suco. A Folha destaca mais um caso, o do programa criado pelo governo para regularizar a situação das terras na Amazonia, já está dando o que falar. Vou te contar, acho que não tem jeito não.

A Folha também destaca na foto, a enchente na represa em Carapicuiba. Em uma foto aérea, dá pra se ter a noção do tamanho do estrago, a região parece um vale inundado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário