sábado, 24 de outubro de 2009

Eu sou Feliz Sozinho

Capa

INFORMAÇÃO

É cada vez maior o número de pessoas que vivem sós. Mas isso não significa necessariamente sofrimento. Conheça os segredos dos solitários que são felizes.

No lugar das tradicionais e efusivas discussões familiares, o jantar é marcado pelo tilintar de apenas um par de talheres. Em vez de crianças eufóricas correndo pela casa, os corredores estão vazios e silenciosos. Antes de dormir, não há companhia para ver tevê. A tendência é mundial.

Cada vez mais homens e mulheres moram sozinhos. Na Inglaterra, o índice de domicílios habitados por uma única pessoa é de 30%. Nos Estados Unidos, alcança os 25% - em Nova York, a meca dos solteiros, mais da metade da população (50,6%) vive só. No Brasil, o número de indivíduos que moram sem companhia também aumenta a cada ano. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11,6% dos brasileiros não dividem o teto com ninguém. Há dez anos, esse índice era de 8,4%.

Até recentemente, o "morar só" era inevitavelmente relacionado a "ser só". E essas pessoas, geralmente com problemas de relacionamento ou idosos, carregavam o estigma de isoladas e abandonadas. Hoje, essa condição virou um estilo de vida, graças a um boom de jovens que têm deixado a casa dos pais em busca das tão almejadas liberdade e autonomia. Segundo uma corrente de cientistas sociais com voz cada vez mais ativa, quem mora sozinho é menos solitário do que se supunha e desfruta da vida em comunidade. "Muitos são jovens independentes, que consideram isso uma conquista", diz o sociólogo e cientista político Antonio Flávio Testa, professor da Universidade de Brasília (UnB). "Eles batalharam para ter seu canto e não se sentem sozinhos porque têm o apoio de familiares e amigos."

Fonte: http://www.istoe.com.br


OPINIÃO

Embora a capa da Istoé, em minha opinião, não seja sobre um assunto de tanta relevância, levando e conta tudo que aconteceu nesta semana no Brasil. Gostei da manchete, que por sinal reflete exatamente o que eu penso.

Viver sozinho, é ótimo. Liberdade, autonomia é tudo de bom. Ao contrário do que diz a capa, não só nas grandes cidades, em qualquer lugar, cada vez mais as pessoas estão preferindo viver sozinhos.

Sozinho não é isolado, embora muitos morem só, o convívio no trabalho, entre amigos e até em família é intenso, mas nada como chegar em casa e ter o espaço só pra você. É uma tendência mundial cada vez mais forte. Os jovens saem de casa para estudar e a partir dai descobrem o mundo, tanto as coisas boas, quanto as ruins, é crescimento, experiência de vida, algo que vivendo embaixo das asas dos pais, nunca vai existir.

Viva os "Sozinhos"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário