quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Governo quer livrar pequeno traficante da cadeia

Primeira Página

INFORMAÇÃO

Mudanças na lei antidrogas que serão propostas pelo governo ao Congresso, até o fim do ano, vão livrar os pequenos traficantes da cadeia. Quem for flagrado pela polícia vendendo pequena quantidade, estiver desarmado e não tiver ligação comprovada com o crime organizado será condenado a penas alternativas.

Com as inovações na Lei 11.343, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, o governo pretende evitar que essas pessoas sejam cooptadas, nos presídios, por facções criminosas, além de permitir que a polícia concentre o trabalho de repressão nos grandes traficantes e no crime organizado, conforme adiantou o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay...

Fonte: http://www.estado.com.br



OPINIÃO
O governo, com relação a violência, ao crime e a segurança pública só abre a boca pra falar besteira. O destaque do Estadão, dando continuidade no desenrolar das medidas tomadas em virtude da situação do Rio de Janeiro, traz na manchete, a mais nova besteira, depois de falar que um micharia seria destinada a segurança, que restituiria o helicóptero abatido, o Lula vem com essa de livrar os pequenos traficantes da prisão.
Concordo que um Zé Mané pego na esquina com uma quantidade mínima de drogas, não pode ser encarcerado junto com um chefão do tráfico, até porque, depois que sair, esse peixe pequeno vai ter virado um tubarão. Mas deixa-lo livre também não é solução, pena alternativa então, aqui no Brasil não funciona.

O sistema penitenciário no Brasil é extremamente falho, tem que mudar tudo. Mas que bandido tem que ficar preso é consenso, não dá pra mudar. O que deveria mudar é, o bandido bancar a estadia dele na prisão, ter que trabalhar lá dentro pra comer e não ter o mínimo de regalia, nem redução de pena por bom comportamento. Sou a favor até de prisão perpétua, em casos de maior gravidade, mas penso que o preso não pode ser um onus para a sociedade, o estado não pode bancar o ladrão.

Se o pobre do trabalhador vive com um salário mínimo, porque que o bandido tem que custar mais de R$1000. Dignidade, direitos humanos é uma coisa, moleza e boa vida é outra.

Sou a favor também da legalização das drogas, com pesada tributação e controle do Estado sobre a fabricação e comercialização, e todo o recurso proveniente do comércio das drogas serem destinados a educação. Pra começar, um maço de cigarro convencional, não deveria custar menos que R$10, e ainda é pouco. Ai fica a critério da pessoa, quer usar usa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário