sábado, 10 de outubro de 2009

Bebês, manual de instruções

Capa

INFORMAÇÃO

Papais e mamães, agradeçam aos avanços da pediatria: nunca foi tão simples cuidar das crianças pequenas. Basta estar atento aos sinais que elas nos dão, como mostra o primeiro guia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Não faz tanto tempo assim, os manuais para pais de bebês tinham uma rigidez que lembrava a das regras disciplinares do Exército: "Dê de mamar de três em três horas", "Se a criança não quer ficar no berço, feche a porta e deixe-a chorar", "Evite ficar com o bebê muito tempo no colo para não mimá-lo demais".

Era um tal de faça isso, não faça aquilo, isso pode, aquilo não, que muitos pais se sentiam impotentes para cumprir tantas normas. Para não falar da ansiedade criada com prazos aparentemente inexplicáveis. Um deles: se o meninão ou a princesinha não tirassem a fralda até os 2 anos, podia ser sinal de que alguma coisa estava errada em seu desenvolvimento. Dois anos! Mas, em meio a tantas revoluções, há uma em curso também na pediatria.

Não se via nada igual desde o século XIX, quando a saúde da criança foi transformada em especialidade médica. Os avanços nos conhecimentos sobre a fisiologia e a psicologia infantil e os progressos nos exames de imagem permitiram desvendar boa parte do funcionamento do organismo dos pequenos. E as notícias trazidas pela ciência do bebê são animadoras. "Na verdade, cuidar deles é bem mais simples do que se imaginava", diz o pediatra Marcelo Reibscheid, médico do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

Atualmente, as orientações para a primeiríssima infância baseiam-se, em sua maioria, em sinais emitidos pelos principais interessados. É o caso da fralda. Podem estar certos, mamãe e papai, de que em algum momento, até os 4 anos de idade, o fofinho ou a fofinha começarão a dar sinais de que não precisam mais de um bumbum tão forradinho...

Fonte: http://www.veja.com.br/



OPINIÃO

A capa da revista veja desta semana traz um assunto bastante interessante, muitas são as dúvidas, cada vez mais o número de mães jovens e solteiras inesperientes aumentam e quando dão a luz se vem perdidas sem saber o que fazer. Cuidar de criança não é fácil, mas agora tem-se um manual capaz de dismistificar o cuidade com os bebês. Quanto a qualidade gráfica da capa, está muito boa, foto de bebê sempre atrai, e a mistura de tons leves de amarelo, branco e azul remete a delicadeza dos pequeninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário