quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lula defende Record

Televisão

INFORMAÇÃO

Na última quarta-feira (28/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração do novo complexo de estúdios de novelas da Record no Rio de Janeiro. Em discurso, afirmou que a emissora foi vítima de preconceito e ressaltou a importância da competição no mercado televisivo brasileiro.

“Não seria bom para o Brasil que a gente tivesse apenas uma televisão dando informações (...). Essas alternativas é que estão permitindo que o povo brasileiro não seja vítima de alguns formadores de opinião pública que não querem formar a opinião pública, mas que querem induzi-la a um pensamento único, a uma verdade única, sem permitir que as pessoas tenham possibilidade de ter opções de informação”, afirmou.

De acordo com o presidente, a inauguração do novo estúdio mostra que a emissora “acredita no Brasil” e serve de resposta para quem não acreditou nos investimentos feitos pela Record.

“Aqueles que em 2002 não tinham votado em mim, depois da vitória ficaram, em 2002, 2003, 2004 torcendo para que o governo não desse certo. Porque tem um certo tipo de gente no Brasil, que não se contenta, no exercício da democracia, em perder. Ele quer que quem ganhe não faça nada para ele poder justificar os discursos feitos durante a campanha. Eu acompanho os meios de comunicação no Brasil e sei o quanto a Record e o povo da Record foram vítimas de preconceito”, disse.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br/


OPINIÃO

Concordo com a opinião do Lula sobre o monopólio da mídia no Brasil. Porém, ele se esquece que presenteia o filho do Sarney com concessão de rádio. No Brasil, deveria ser como nos EUA, quem tem tv, não pode ter rádio e não pode ter jornal ou revista, cada empresário tem direito a um tipo de veículo. Sem contar que os políticos brasileiros, em sua grande maioria são donos de algum veículo. O que é profundamente errado.

Com relação a Record, com certeza ter mais tvs com força para concorrer, é otimo. O problema é que mesmo com cinco ou mais opções de canais de tv aberta para sintonizarmos, é como se tivessemos apenas um, com raríssimas excessões a programação é identica. A Record, que está com o dinheiro, ao invés de usar a criatividade para produzir atrações diferentes, se tornou em uma mera cópia da Globo, apelidada até de "Recopia".

Claro que não podemos nos esquecer dos pontos positivos, o principal deles o mercado de trabalho, que se ampliou para diversas áreas, atores, jornalistas e técnicos. Mas que ainda estamos longe de uma tv democratica e livre do coronelismo, isso estamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário