terça-feira, 20 de outubro de 2009

Governo taxa capital externo, Justiça cassa vereadores, Ex promotor é preso e Faltou verba na segurança

Primeira Página

INFORMAÇÃO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou ontem a informação antecipada pelo Estado sexta-feira: o governo decidiu impor a taxação de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre a entrada de capital estrangeiro para investimentos em renda fixa e variável. A alíquota, de 2%, será cobrada apenas na entrada do dinheiro, e não haverá diferença entre recursos de curto e de longo prazo.

O investimento estrangeiro direto (IED) continua isento. A decisão entra em vigor com a publicação de medida provisória na edição de hoje do Diário Oficial da União. O Banco Central não participou da elaboração dessa medida. Ontem pela manhã, porém, Mantega conversou sobre o assunto com o presidente do BC, Henrique Meirelles.

O real é uma das moedas que mais se valorizaram ante o dólar em 2009. Até a última quinta-feira, a moeda brasileira ocupava o topo do ranking dos maiores ganhos, com quase 29%. A seguir, vinha o rand sul-africano, perto de 28%. No acumulado até ontem, o dólar caía 26,72% ante o real. Ontem, a moeda americana subiu 0,06% e fechou a R$ 1,711...

Fonte: http://www.estadao.com.br



OPINIÃO

O Estadão traz na manchete, a continuação e confirmação do assunto já abordado na sexta, a taxação sobre as importações, tudo para segurar a alta do real e a queda do dólar, que prejudica a indústria e as exportações brasileiras.

Em destaque também, o juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral, cassou e tornou inelegível por três anos 13 dos 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo. São eles: Adilson Amadeu (PTB), Adolfo Quintas Neto (PSDB), Carlos Apolinário (DEM), Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), Claudinho (PSDB), Dalton Silvano (PSDB), Domingos Dissei (DEM), Gilson Barreto (PSDB), Marta Costa (DEM), Abou Anni (PV), Ricardo Teixeira (PSDB), Ushitaro Kamia (DEM) e Wadih Mutran (PP).

O motivo da cassação foi os candidatos terem sido beneficiados por doações da Associação Imobiliária Brasileira (AIB). Apontada como braço do Secovi (sindicato da habitação), a entidade distribuiu nas eleições do ano passado R$ 10,6 milhões a candidatos, comitês e diretórios de diversos partidos. Político, com algumas exceções, é uma droga, eu não sei, mas tenho a impressão que é como um vírus de sem vergonhice e desonestidade que infectam as pessoas quando entram para a política.

O ex promotor que matou a esposa grávida também é destaque, depois de oito anos ele é encontrado e preso. Só aqui mesmo que um bandido consegue ficar foragido tanto tempo.

Para justificar a barbaridade no Rio de Janeiro, agora começam a surgir os dados, na foto do Estadão, a informação de que foi investido em segurança, apenas 24% do que era previsto para 2009. Se não foi pra segurança foi pra onde o dinheiro? Depois vira esse caos e não sabem o porque. São muitos fatores, claro, mas este é um dos principais, falta de verba para segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário