sábado, 31 de outubro de 2009

Corrupção escondida e alastrada

Capa

INFORMAÇÃO

No início do mês, a Controladoria-Geral da União (CGU) atingiu um número simbólico: fiscalizou os repasses de recursos federais em 30% dos municípios brasileiros, algo próximo a 1,6 mil pequenas cidades, com menos de 500 mil habitantes. Individualmente, os relatórios enviados pelos fiscais da CGU mostram casos de corrupção barata espalhados por todo o País, mas, quando observados em conjunto, desenham um cenário sombrio.

De acordo com o levantamento do órgão fiscalizador do Poder Executivo, 95% das cidades visitadas pelos agentes da CGU apresentam problemas na administração dos recursos federais que lhes foram repassados nos últimos anos. Esses problemas, na maior parte dos casos, são na verdade indícios de malversação do dinheiro público, que muitas vezes se traduz em licitações fraudadas, comprovação de gastos com notas frias e falsas ou na apropriação pura e simples de recursos por parte dos agentes municipais. Apesar de pequenas, essas cidades receberam R$ 11 bilhões apenas de programas ligados aos ministérios nos últimos seis anos...

Fonte:
http://www.istoe.com.br/





OPINIÃO

Realmente pouco se fala na corrupção pelo interior do Brasil. A Istoé traz a tona uma situação alarmante, quase todas as cidades do País possuem governantes corruptos, problemas graves de administração pública.

Pelo interior é nítido que os candidatos, quase sempre, veem na política uma forma de enriquecer, desvio de verba, superfaturamento, é mais comum do que parece, mas como a cidade muitas vezes fica lá onde Judas perdeu as botasm ninguém fica sabendo.

Que bom que a Controladoria Geral da União está fazendo este levantamento, agora é preciso punir essas administrações corruptas, se não, de nada vale o trabalho em levantar dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário