sábado, 24 de outubro de 2009

Prova de Fogo

Capa

INFORMAÇÃO

As cenas de um helicóptero em chamas no ar, abatido por tiros de fuzil, deram ao mundo a dimensão trágica que o banditismo atingiu no Rio de Janeiro. A sede da Olimpíada 2016 já tem seu maior desafio: desbaratar as quadrilhas, prender os criminosose libertar os bairros sob seu comando.

Será difícil. Será doloroso. Os fatos ocorridos na semana passada, no Rio de Janeiro, ilustram o tamanho e a complexidade do desafio de elevar a níveis satisfatórios a segurança na cidade que sediará os Jogos Olímpicos de 2016. A dimensão do problema é abismal. Das 1020 favelas da cidade, 470 estão nas mãos de bandidos. A dificuldade de acesso pelas vielas, a topografia montanhosa e a alta densidade populacional as transformaram em trincheiras.

Na cidade, são vendidas 20 toneladas de cocaína por ano, comércio que produz 300 milhões de reais e financia a corrida armamentista das quadrilhas que disputam territórios a bala. Diante dessa realidade e de cenas assombrosas, como a de um corpo despejado em um carrinho de supermercado e de policiais queimados nos escombros do helicóptero derrubado, a pergunta que se estampou na imprensa mundial foi: será possível para a cidade sediar a Olimpíada?

A resposta existe. Sim, é possível. Mas para isso precisa tomar como norte as palavras do secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. "Foi o nosso 11 de Setembro." A alusão aos ataques terroristas nos Estados Unidos, em 2001, se justifica. Não tanto pela semelhança e gravidade dos acontecimentos, mas pela necessidade de o país inteiro se mobilizar para resolver o problema da segurança do Rio.

Verdades incômodas:

QUEM CHEIRA MATA, A CEGUEIRA DO NARCOLIRISMO, A TOLERÂNCIA COM A "MALANDRAGEM CARIOCA", O ESTÍMULO POPULISTA À FAVELIZAÇÃO, O MEDO DE REMOVER FAVELAS, FINGIR QUE OS BANDIDOS NÃO MANDAM, COMBATER O CRIME COM MAIS CRIME, MARGINAIS SÃO CABOS ELEITORAIS DE POLÍTICOS, A CORRUPÇÃO TORNA A POLÍCIA MAIS INEPTA, AS "COMUNIDADES" SERVEM DE ESCUDOS HUMANOS, O GOVERNO FEDERAL ESTA SE LIXANDO, AS FAVELAS NÃO PRODUZEM DROGAS NEM ARMAS, OS PORTOS BRASILEIROS SÃO UMA PENEIRA, QUEM MANDA NAS CADEIAS SÃO OS BANDIDOS, OS ADVOGADOS SÃO AGENTES DO TRÁFICO.

Fonte: http://www.veja.com.br/



OPINIÃO

Assim como a Época, a revista Veja desta semana aborda a situação de terror no Rio de Janeiro. O Brasil está com uma bomba nas mãos, ou age rápido, ou ela explode. A revista lebanta as verdades nada agradáveis sobre o Rio, e é tudo isso mesmo, tem que eliminar um por um, os itens citados acima, só assim vai ser possível viver em paz na cidade maravilhosa.

A comparação com o 11 de setembro é pertinente, a diferença é que aqui somos atacados por brasileiros e lá foram estrangeiros. O povo já não aguenta mais, e tenho certeza que todos vamos fazer a parte que nos cabe, mas o exemplo tem que partir de cima, mexam-se, cidade, estado, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário