sábado, 31 de outubro de 2009

O carro elétrico já chegou

Capa

INFORMAÇÃO

Dizem que um pesquisador desenvolveu um carro elétrico fantástico. O único problema era a autonomia. Depois de guiar alguns metros, o fio saía da tomada e o carro parava. É uma piada, claro. Ela vinha sendo contada havia dez anos pelo engenheiro carioca Jayme Buarque de Hollanda, diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética (Inee), em suas apresentações. Era uma forma de ele se defender da reação de descaso ou ironia quando argumentava que era preciso incentivar o desenvolvimento e a adoção de veículos elétricos em larga escala no país, como forma de reduzir a poluição ambiental e a dependência do petróleo.

Nos últimos meses, Jayme dispensou a brincadeira. Várias iniciativas de governos, montadoras e outras empresas mostram que, pela primeira vez na história, os carros movidos a bateria são uma alternativa real ao motor a combustão, que dominou a indústria por um século. “As crises são momentos apropriados para mudar o jogo”, diz Jayme. Dois fatores tornam este momento especial: a contribuição das emissões dos veículos para o aquecimento global e o abalo financeiro das montadoras americanas.

Nunca se falou tão sério sobre os carros elétricos. O brasileiro Carlos Ghosn, presidente da aliança Renault-Nissan, afirma que 10% dos veículos novos vendidos no mundo em 2020 serão movidos a bateria. A aliança já fez acordos com 19 governos federais e municipais para criar infraestrutura de abastecimento elétrico. No início do ano, fechou uma parceria com o Ministério de Indústria e Informação Tecnológica da China para desenvolver projetos de carros elétricos em 13 cidades do país...

Fonte:
http://www.epoca.com.br/




OPINIÃO

O carro elétrico já é uma realidade, é isso que a capa da Época destaca, depois de anos em desenvolvimento, o veículo movido a eletricidade e recarregável deixou de ser um protótipo e chega ao mercado. Em menos de 10 anos a previsão é que ele já dispute a preferência com os carros convencionais.

Espero que sejam carros acessiveis ao grande público, afinal se é para o bem do meio ambiente, a massa, o povo tem que ter direito a consumir um produto ecologicamente correto. Agora fica uma pergunta. O que será dos carros movidos a combustíveis poluentes?

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