quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Penas mais duras para crimes hediondos

Primeira Página

INFORMAÇÃO

Líderes do governo fizeram acordo nesta terça-feira com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) para aprovar dois projetos de lei que permitem o aumento da permanência na cadeia de condenados por crimes hediondos, como os grandes traficantes de drogas, sem alterar o regime de progressão. Segundo reportagem de Jaílton de Carvalho publicada na edição desta quarta-feira do GLOBO, num dos projetos, a ser votado nesta quarta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o governo apresentará emenda para permitir a pena alternativa a condenados em estágio intermediário entre o usuário reincidente e o traficante profissional...

Fonte: http://www.oglobo.com




OPINIÃO

Parece até coincindência. O Globo destaca um assunto que eu abordei dias atrás. Penas mais rigidas para crimes hediondos. Claro que não sou só eu que reinvindico isso, mas fico feliz ao saber que minhas idéias estão batendo com as de outras pessoas. Por isso cada dia me sinto mais disposto a escrever.

É indiscutível que traficantes, assassinos, estupradores devem ter penas rígidas e longas, sem benefícios, vai ser um avanço e tanto caso isso seja aprovado, mas vale lembrar que também não é só meter o traste na cadeia e deixar lá, ele tem que bancar a estadia dele atrás das grades, se quiserem, senhores senadores, podem acrescentar este item no projeto.

Na foto o detaque para a morte, aos 100 anos, do antropólogo Claude Lévi-Strauss,um dos maiores pensadores de toda a história, é uma pena, cada vez mais perdemos intelectuais que colaboraram para o mundo e ficamos mais pobres de sabedoria e conhecimento. Que bom que suas obras estarão eternas em livros e artigos que serão uteis a sociedade.

3 comentários:

  1. Caro colega, qualquer cidadão consciente deve saber que endurecer as penas não resolve o problema da criminalidade... Aliás, o indivíduo que hoje clama pelo enrijecimento das leis é o possível réu de amanhã! Antes de enrijecer as penas para os supostos traficantes deveríamos pedir o endurecimento das penas aos bandidos de terno e gravata... a mídia deve ser crítica e não simplesmente servir de instrumento para reproduzir discursos falhos e com interesses subalternos: votos!
    Enfim, pense melhor sobre o assunto...

    Ilanna Praseres

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc em partes, acredito que as penas têm que ser mais duras, não só para os bandidos do morro, mas também para os de colarinho branco. Mas principalmente, é como eu disse, a cadeia não pode ser um hotel, uma colonia de férias. O preso tem que bancar a estadia dele atras das grades. Por isso tem que se reformar o sistema prisional brasileiro, além do código penal.

    ResponderExcluir
  3. Nesse último ponto concordo com você... cadeia não deve ser hotel! Assim, o que se deve fazer, na minha humilde opinião de acadêmica de Direito, é otimizar o sistema penal brasileiro, com a adoção de políticas de repressão qualificada, pois endurecer as penas em nada contribui para o combate à violência - é isso que a experiência tem nos monstrado até agora!

    Só para provocar outro debate... como garantir que o preso pague sua estadia na cadeia, oferecendo-lhe trabalho e explicar aos cidadãos que nunca cometeram nenhum delito que o governo não é capaz de prover emprego aos mesmos?!?
    Essa questão vem me inquietando a algum tempo...
    Qual a sua opinião?

    Bom saber que compartilhamos posicionamentos comuns e diversos, pois é isso que fomenta o conhecimento e o aprendizado!

    Vou segui-lo no twitter, talvez possamos compartilhar outras opiniões...

    Ilanna Praseres

    ResponderExcluir