sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Forças Armadas com poder de Polícia

Primeira Página

INFORMAÇÃO

As Forças Armadas deverão ganhar mais poder de polícia e proteção legal para realizar operações típicas de manutenção e garantia da lei e da ordem. Essas mudanças fazem parte da proposta de novo texto para a Lei Complementar 97 - a que o Estado teve acesso. Em operações de vigilância na fronteira e demais ações ordenadas pelos poderes constituídos, Exército, Marinha e Aeronáutica podem revistar pessoas, veículos e instalações e fazer prisões em flagrante delito.

O projeto de lei - em fase final de formatação na Casa Civil, após aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do parecer favorável do Ministério da Justiça e da Advocacia-Geral da União - fortalece de maneira explícita o cargo de ministro da Defesa. Ele passa a ter comando operacional sobre as três Forças, que ficam efetivamente subordinadas ao poder civil. Na prática, o texto acaba com a concentração de poder nos comandos.

Fonte: http://www.estadao.com.br/




OPINIÃO

Ihhh, isso vai dar o que falar. Como destaca o Estadão, eu concordo que as Forças Armadas precisam ser mais ativas no Brasil, sair dos quartéis, ir para a rua, para as fonteiras, fazer o papel dela. Agora o que vai pegar, vai ser o exército, a marinha e a aeronautica ser subordinada a um ministério e a um civil. Todos sabemos da vaidade que os militares têm, eles nunca aceitaram ordens de civil. Vamos ver, quem sabe eles mudaram, mas que é polêmico isso é. Espero que hajam rápido, o povo quer resultado efetivo no combate a violência, ao tráfico, o crime em geral. Vamos ver se não é só discurso.

Na foto, assim como O Globo, o destaque é para o atentado lá nos EUA, um membro do exercito executou alguns companheiros e feriu outros. A foto de O Globo está melhor, do que a do Estadão, é mais atrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário