sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Primeira Conferência de Comunicação em Pouso Alegre

Comunicação

INFORMAÇÃO

Pouso Alegre realizou a I Conferência Intermunicipal de Comunicação da Região nos dias 28 e 29 de outubro. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Pouso Alegre em parceria com a Univás, TV Alterosa Sul de Minas, Marques Plaza Hotel e Comissão Estadual Pró-Conferência de Comunicação de Minas Gerais.

No primeiro dia, a Conferência aconteceu no auditório do hotel e contou com mais de 150 pessoas entre profissionais da imprensa, universitários e professores dos cursos de jornalismo e publicidade, e representantes do poder público.

O segundo dia, realizado na Escola Municipal CIEM de Fátima, foi de discussão e levantamento de propostas no âmbito regional, estadual e federal.

A conferência foi planejada pela Comissão Municipal Pró-conferência, composta por membros da sociedade civil, empresariado e poder público, executada pelo jornalista da ASCOM da Prefeitura de Pouso Alegre Cristiano Rodrigues e presidida pelo Assessor Especial de Comunicação da Prefeitura Wellington Oliveira.

Na quarta-feira (28), a mesa de debate foi composta por Ana Eugênia Nunes de Andrade, professora de Ética e Legislação, Guilherme Garcia, repórter da TV Alterosa, Heitor Reis, representante da Comissão Estadual Pró-Confecom, João Clauber Costa, DJ Chock, da Rádio Web RPA e Patrícia do Prado Marques Cordeiro, professora de Jornalismo on-line.

Na quinta (29), os participantes levantaram propostas para serem levadas às autoridades e às Conferências de Comunicação Estadual e Nacional. Na ocasião, a plenária mediada por Wellington Oliveira, votou quais propostas eram consenso e quais não entrariam no documento.

A Conferência Intermunicipal é preparatória para a Conferência Estadual, que será a prévia para a etapa Nacional. O debate tem como tema: “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”, e o evento local tem como objetivo elencar propostas para a participação na Estadual.

Abaixo as diretrizes aprovadas:

Diretrizes Municipais e Regionais
  1. Incentivar a produção cultural nas escolas em todos os ciclos;
  2. Fomentar a criação de portais regionais;
  3. Criar o canal universitário de TV em Pouso Alegre;
  4. Criar premiação para a criação publicitária regional;
  5. Incentivar a produção de comunicação visual;
  6. Incentivar a leitura dos meios de comunicação;
  7. Criar festivais culturais locais com a participação do poder público e segmentos da sociedade;
  8. Criar programa de incentivo ao empreendedorismo na área de comunicação;
  9. Criar TV comunitária em Pouso Alegre;
  10. Criar um Conselho Municipal de Comunicação Deliberativo que privilegie a participação popular;
  11. Criar o plano Municipal de Comunicação;
  12. Incentivar a criação de tantas rádios comunitárias em Pouso Alegre quanto necessário.
  13. Divulgar nos meios de comunicação local e regional toda e qualquer produção artístico-cultural;
  14. Criar o fórum de discussão permanente de comunicação a partir de parcerias do executivo, legislativo e universidades;
  15. Exigir das empresas de comunicação que incluam em sua programação mensagens, de hora em hora, ao público afirmando que funcionam sob um regime de concessão pública.
Diretrizes Estaduais
  1. Ampliar e divulgar o programa estadual de incentivo a produtos jornalísticos que registrem e interpretem a cultura popular regional.
Diretrizes Nacionais
  1. Criar Fundo Nacional de Comunicação Comunitária, financiado com impostos a serem cobrados das empresas comerciais de comunicação;
  2. Garantir um terço do campo eletromagnético para as associações comunitárias, um terço para o setor privado e um terço para poder público;
  3. Regulamentar a necessidade de diploma para a atuação do publicitário e jornalista;
  4. Estabelecer o piso nacional de remuneração para profissionais de comunicação.

    Fonte: http://www.pousoalegre.mg.gov.br/




OPINIÃO


Apesar dos atrasos e da falta de organização, plantamos algumas sementes nessa Conferência, que eu espero que cresçam arvores e deêm frutos, caso contrário terá sido em vão os debates e as diretrizes.

Para quem não sabe, a proposta número 8 das diretrizes municipais e regionais é de minha autoria e na ocasião foi aprovada sem restrições. Eu tive a idéia de sugerir esta diretriz, tendo em vista que a região sul de Minas é pobre em mercado de trabalho para a comunicação, as empresas que existem, nem todas claro, mas a maioria, ainda estão no amadorismo e não geram empregos, e quando empregam pagam muito mau seus colaboradores.

Com o programa de incentivo ao empreendedorismo, jovens recém formados, que tem a idéia de abrir um negócio na área de comunicação, podem ter o apoio do poder público para montar suas empresas, profissionalmente, o que vai gerar melhoria na qualidade da imprensa e da mídia regional e o que é mais importante, vai gerar emprego. Não necessitando o jovem que acaba de se formar ir embora para um grande centro em busca de um trabalho descente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário