quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Importações em alta

Primeira Página

INFORMAÇÃO

Com o dólar barato e a economia ganhando fôlego, as importações bateram o recorde mensal do ano em outubro, somando US$ 12,754 bilhões. Esse desempenho contribuiu para que o saldo comercial registrasse no mês passado o menor resultado mensal em 2009.
Nesse cenário de recuperação, a indústria, que sofre para exportar com o real valorizado, aproveitou o câmbio para elevar as importações de insumos para atender à demanda maior...

Fonte: http://www.folha.com.br




OPINIÃO

Mais uma vez o dólar em destaque. A Folha traz agora, números que apontam que as importações aumentaram em detrimento das exportações, com isso a balança fica cada vez mais desfavorável ao Brasil.

Como tudo tem dois lados, com o dólar não seria diferente, com a moeda americana mais barata, comprar importados fica muito atraente, assim como viajar também. Porém para a industria nacional é péssimo negócio, os produtos brasileiros perdem competitividade. Penso que não tem muito o que fazer para mudar a situação do dólar, a tendência é a valorização, cada vez maior, do real. O que o governo deveria fazer de efetivo, para tornar o produto nacional mais competitivo, é reduzir a carga tributária, esta sim seria uma medida eficaz, e não ficar tapando o sol com a peneira, com medidas paliativas, que não surtem efeito, como taxar o dinheiro que vem de fora.

A Folha ainda destaca a revolta pelo atropelamento em Santo André, como já citei no comentário do Estadão, entendo que em um momento de raiva como este, tudo pode acontecer, mas violênciam e vandalismo não leva a nada. Mas é um prato cheio para a capa de jornal, e foi o que a Folha fez, botou uma foto grande, em chamas, o que sem dúvida atrai o leitor.

Outro destaque, assim como o Estadão e O Globo, é a morte do grande antopólogo Claude Lévi-Strauss. Conheci um pouco sobre Strauss na faculdade de comunicação social - jornalismo, sua obra é citada em várias disciplinas, de antroplologia e filosofia a economia.

"Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele..." Claude Lévi-Strauss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário