quinta-feira, 12 de novembro de 2009

APAGÃO

Primeira Página

INFORMAÇÃO

O governo atribuiu a um temporal a responsabilidade pelo apagão mais abrangente do país, que deixou sem energia elétrica moradores de 18 Estados e do Distrito Federal entre a noite de terça e a madrugada de ontem. O governo afirmou que o apagão, em termos de perda de energia (46% da geração), foi menor que o de março de 1999 que atingiu dez Estados e o Distrito Federal (perda de 70%).


O governo federal acredita que a concentração de "descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes" na região de Itaberá, no interior de São Paulo, causou o apagão que deixou às escuras por quatro horas mais da metade do País, na noite de terça-feira. Ao todo 18 Estados e 70 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o mau tempo teria provocado um curto-circuito que levou à queda na transmissão de energia da Hidrelétrica de Itaipu. Num efeito dominó, a pane desligou pelo menos 15 linhas de transmissão, segundo estimativas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


O apagão de terça-feira à noite e madrugada de quarta caiu como uma bomba no Palácio do Planalto. Irritado e, ao mesmo tempo, preocupado em blindar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, contra ataques da oposição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou providências imediatas para que esse tipo de problema não se repita. A integrantes do governo e líderes da base aliada no Congresso, Lula deu a seguinte orientação: é preciso explicitar bem as diferenças entre o blecaute de 2001, que desgastou a administração tucana de Fernando Henrique, e o de agora.


Fontes: http://www.folha.com.br, http://www.estadao.com.br e http://www.oglobo.com

OPINIÃO

Os tres jornais, O Globo, Estadão e Folha assim como ontem repercutem o mesmo assunto, o apagão. Agora os jornais procuram encontrar informações que contem o que realmente aconteceu e apontar as falhas do sistema elétrico brasileiro para cobrar do governo uma posição a respeito.

Tudo indica que foi realmente o temporal que causou a pane, mas isso não justifica, é preciso um sistema de emergência eficaz que restabelça a energia em caso de panes, que óbvio podem acontecer.

Na foto a folha mostra o resultado do apagão, em São Paulo as pessoas estão sem água, porque a estação de tratamento demora a restabelecer o fornecimento. Um caos, depois de ficar sem energia, agora vem a falta d'água, dois itens essenciais ao dia a dia.

O Estadão mostra na foto a fragilidade das redes de transmissão. E o Globo as consequências como semáforos apagados e outros transtornos. Espero que daqui a uma semana não esteja tudo esquecido e deixem tudo por isso mesmo, até que aconteça um próximo apagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário