sábado, 14 de novembro de 2009

Ainda falta uma luz

Capa

INFORMAÇÃO

Raios, políticos ruins e até hackers podem derrubar a força no país. Um pouco de planejamento, porém, a traria de volta mais rapidamente e reduziria prejuízos

O jovem que se identificava como Maycon, de 23 anos, animou-se com o que considerou um grande achado e correu a gabar-se num fórum na internet, na quinta-feira: havia encontrado uma brecha de segurança no website do Operador Nacional do Sistema, entidade que supervisiona o funcionamento da estrutura física de fornecimento de energia no Brasil.

As reações dos colegas de fórum de Maycon, pretensos hackers como ele, variaram entre a despeitada (“põe uma melancia na cabeça”), a cidadã (“liga para Brasília e avisa”) e a irônica (“clique aqui para paralisar a Usina de Itaipu”).

O bate-papo virtual não oferece pistas sobre a causa do blecaute de 10 de novembro, que deixou sem energia por quatro horas uma região que compreende um terço da população e produz 40% da riqueza do país. Ele evidencia, porém, uma das novas preocupações nascidas nesse episódio e possíveis problemas futuros. Tão importante quanto determinar a causa desse acidente é antever as causas dos próximos e saber como reagiremos ao problema, quando ele ocorrer de novo. (Ele vai. Falhas eventuais são inevitáveis em sistemas complexos como o de fornecimento de energia.)


Fonte: http://www.epoca.com.br



OPINIÃO

A Época traz na capa o assunto da vez, o apagão, como anda o sistema elétrico brasileiro. O que realmente aconteceu? vai acontecer de novo? como evitar? A revista aborda estes temas.

Um sistema tão grande e complexo como é o elétrico no Brasil, é óbvio que eventuais falhas podem vir a acontecer , ninguém está dizendo que tem que ser infalível. Não existe maquina, tecnologia que não de uma pane vez ou outra. Mas a questão que se discute é, porque não há um sistema que fique em stand by, para casos de emergência, de socorro.

Outra questão é, por que não se investe em novas formas de gerar energia, de forma sustentável e ecológica, além da hidoelétrica? Por que não se investe todo o recurso necessário e previsto no setor? Para onde está indo este dinheiro se não para o sistema elétrico?

Agora vem a senhora ministra Dilmam dizer que agora vão voltar a planejar as questões do setor. Por que só agora? Abre o olho ministra, se não sabe o que falar é melhor ficar quieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário