terça-feira, 3 de novembro de 2009

Banco Central tem saída para falidos

Primeira Página

INFORMAÇÃO

O Banco Central (BC) está finalmente perto de se livrar da massa falida de seis bancos liquidados extrajudicialmente há mais de uma década. São casos de falências históricas, nas crises financeiras dos anos 90, que juntaram quase R$ 60 bilhões de dívidas só com o BC.
A saída está em um projeto-piloto apresentado ao BC para abrir a fila das soluções com o caso Bamerindus. O banco paranaense, de propriedade da família Andrade Vieira, entrou em dificuldades em 1994 e foi incluído no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer).

Pela proposta em estudo no Banco Central, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), principal credor do Bamerindus, aceitou receber por último a sua dívida, que chega a R$ 4,6 bilhões. O FGC é um fundo bancado pelos bancos para dar garantia aos depósitos de correntistas.

Com o acordo, abre-se caminho para credores como o próprio Banco Central, os acionistas minoritários e os ex-empregados recebam antigas dívidas do Bamerindus...

Fonte: http://www.estadao.com.br/


OPINIÃO

O Estadão destaca, na manchete, a saída que o BC encontrou para se livrar do peso dos bancos falidos. Utilizar o fundo dos bancos para quitar as dívidas deixadas por eles. É uma boa medida, assim quem tem a receber dessas instituições, enfim, depois de longos anos, pode ter uma esperança de reaver um dinheirinho, que já era dado como perdido.

Na foto o destaque é para a prostituição infantil. Assunto gravíssimo e que assola as grandes cidades. Tudo isso é por conta da pobreza, falta de oporuinidade, educação, família. Calro que nada justifica alguem se prostituir, mas muitas vezes é a única saída para se ganhar um dinheiro. O que deve acontecer é uma conscientização por prate dos "consumidores", respeitar o menor e não usá-lo como prazer. Muita gente fala, é sem vergonhice, vai trabalhar. Mas não é fácil assim, é um problema social, que tem que ser combatido na raiz, educação, emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário