quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Fantástico em crise

Televisão

INFORMAÇÃO

Há 36 anos como principal atração de domingo da Globo, o "Fantástico" registrou as piores médias de audiência de sua história neste ano. No domingo (25), chegou a 17,6 pontos de média na Grande São Paulo, abaixo de outro momento crítico, quando fez 17,8 na estreia do reality show "Casa dos Artistas", do SBT, em 2001. Também é de 2009, no início de outubro, sua terceira pior marca, de 18,1 pontos de média.


OPINIÃO

Não é a primeira vez que o "Show da vida" sofre crises de audiência. Foi assim quando Silvio Santos estreou o Topa Tudo Por Dinheiro nos anos 90; com o Show do Milhão; com os blockbuster de Hollywood; e quando o SBT lançou de surpresa o mega sucesso Casa dos Artistas, em 2001, que chegou a marcar mais que o dobro de audiência do que o Fantástico, mais de 40 pontos contra 20 da Globo.

Agora a situação é um pouco diferente, em outros tempos, apenas o SBT ameaçava a hegemonia da Globo aos domingos, hoje são pelo menos tres emissoras que atormentam a vida da "Vênus platinada". Rede Tv e Record investem como nunca nos domingos e alcançam bons números no ibope.

Mais do que natural é a queda da audiência da revista eletrônica global, o público tem se dividido entre Silvio Santos, Gugu e em especial o Pânico na TV. Outro motivo para a queda nos números, são as mudanças feitas no programa, que não tem sido feliz, estão deixanso o jornalismo de lado, para investir em humor, mas humor por humor, o telespectador prefere o Pânico e as pegadinhas do Silvio Santos.

A guerra promete esquentar ainda mais com a estreia de A Fazenda 2 na Record e Solitários no SBT, dois realityes da pesada. O domingo é talvez o dia mais democratico da tv, quando a Globo não é tão poderosa assim, e o público muda de canal, o que poderia ser feito todos os dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário