sábado, 7 de novembro de 2009

Que carreira seguir?

Capa

INFORMAÇÃO

Gênios como o compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) ou o físico Albert Einstein (1879-1955), que parecem ter sido modelados no útero materno para seguir o seu caminho profissional, não somam nem 5% da população. Para a esmagadora maioria das pessoas, a escolha da área em que se formar e trabalhar é um processo marcado por dúvidas e, consequentemente, angústia.

Dá para evitá-las? Sejamos claros: não. Mas é possível atenuá-las e sair do impasse mais rapidamente, ao ter em mente que, para escolher sua carreira, você deve levar em conta não só suas habilidades, mas o interesse despertado pelas atividades a elas relacionadas e o sentimento de realização que a sua prática pode proporcionar.

Um contraexemplo: por motivos neurológicos, quem tem inclinação para a música costuma apresentar facilidade com números. Daí a afirmar que músicos, portanto, gostam de resolver problemas de cálculo vai uma longa distância. Ou seja, vocação é expressão de uma aptidão, sim, mas desde que concretizada com prazer e criatividade. Como ela nasce? "Da combinação entre a genética, pois os genes determinam a propensão para atividades específicas, e o ambiente em que se cresceu", diz o médico Abram Topczewski, neuropediatra do Hospital Albert Einstein, em São Paulo...

Fonte: http://www.veja.com.br





OPINIÃO

A revista Veja desta semana traz na capa o assunto carreira. Aproveitando que estamos no final do ano, época de vestibulares, a revistas aborda um tema de grande interesse entre os jovens que estão para escolher a futura profissão.

Um especial bastante vasto, com teste vocacional, vestibulares, empreendedorismo, carreiras tudo para tentar indicar aos vestibulandos o melhor caminho a seguir.

Eu já passei por isso, é uma fase terrível, embora desde muito cedo eu já soubesse o que eu queria ser, jornalista, mas mesmo assim muitas dúvidas, medo, passam pela cabeça. Até hoje, eu já estou na faculdade e tenho receio do que está por vir, mas enfrento, afinal o que é novo gera estranheza mesmo e sempre vai ser assim.

O que eu posso deixar como experiência é que, faça aquilo que você gosta, que você vai ter prazer. Pra que você possa levantar de manhã e dizer, que bom, está na hora de ir para o trabalho, e ao chegar em casa dizer, hoje foi um dia prazeroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário