segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Obama quer vender aviões ao Brasil

Primeira Página

INFORMAÇÃO

A venda dos caças F-18 da Boeing à Força Aérea Brasileira aproximará os governos dos Estados Unidos e do Brasil e tornará a relação estratégica entre os dois países mais dinâmica e profunda. Esse foi o recado passado pela subsecretária de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional, Ellen Tauscher. "É uma grande oportunidade de aprofundar nosso relacionamento com o Brasil", disse Tauscher, que se reporta diretamente à secretária Hillary Clinton e esteve no Brasil em agosto para entregar ao governo brasileiro a carta da secretária.

"O mais importante desse acordo é nosso relacionamento com o povo brasileiro e o governo brasileiro", disse Tauscher, em entrevista ao Estado. Comentando a vantagem que os franceses, fabricantes dos caças Rafale da Dassault, teriam na disputa, Tauscher afirmou: "Não estamos confusos sobre o que oferecemos; ainda temos o melhor avião, a maior empresa aeroespacial do mundo e ainda somos os Estados Unidos da América; acreditamos que, no fim, esses são os parâmetros."

Segundo ela, a secretária de Estado, Hillary Clinton, o secretário de Defesa, Robert Gates, e o presidente americano, Barack Obama, estão pessoalmente empenhados nessa venda. "Francamente, seria uma pena (o Brasil) não levar o melhor avião e a melhor oportunidade." ...

Fonte: http://www.estadao.com.br


OPINIÃO

O Estadão destaca na manchete a negociação do Brasil para a compra dos caças para a FAB. Estão na disputa França, EUA e Suécia. Mas a disputa deve ser mesmo entre França e EUA. Os dois países estão empenhados em vender ao Brasil seus aviões. Em entrevista concediada ao Estadão a subsecretária de estado americana, garante que o Brasil só tem a ganhar comprando os aviões dos EUA.

Eu não sei, penso que o Brasil deve optar pelo caça e pela proposta que ofereça maior vantagem técnica, operacional, transferência total de tecnologia, benefícios financeiros e claro parceria comercial e militar. Mas infelizmente essas questões passam principalmente pela política, uma verdadeira troca de favores, não gosto disso.

Em destaque também, na foto, futebol, Corinthians e Palmeiras empataram e o verdão está na liderança. Para o Corinthians foi um bom resultado, o time ocupa a 9º posição. O foco do Timão é 2010 e a Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário