segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nada de acordo em Copenhage

Primeira Página

INFORMAÇÃO

O presidente dos EUA, Barack Obama, e outros líderes mundiais adiaram a fixação de novo acordo sobre o clima. A cúpula das Nações Unidas sobre o assunto, em Copenhague, no próximo mês, deve resultar numa declaração inespecífica e não obrigatória, deixando de lado os pontos mais difíceis. Para os líderes, não é realista esperar que um acordo seja fechado em Copenhague...





Líderes políticos da região asiática, dos Estados Unidos e da Europa descartaram ontem a possibilidade de assinar um novo tratado climático internacional em Copenhague, no mês que vem. No linguajar diplomático, fala-se agora em um acordo "politicamente vinculante", em vez de "legalmente vinculante", o que ficaria para uma próxima conferência, em 2010...


Os Estados Unidos, a China - as duas nações mais poluidoras do mundo - e outros países reunidos em Cingapura para um fórum de líderes da região Ásia-Pacífico decidiram abandonar a tentativa de se chegar a um acordo concreto sobre metas de redução de gases causadores do efeito estufa na Conferência do clima em Copenhage. A decisão, aprovada por 19 dos 21 dirigentes de países da Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), joga pelo ralo as esperanças de que houvesse uma decisão conjunta sobre metas legais e definitivas no encontro. Apenas um acordo político deverá acontecer nas negociações de 7 a 18 de dezembro...



Fonte: http://www.folha.com.br, http://www.estadao.com.br e http://www.oglobo.com

OPINIÃO

Nesta segunda-feira, O Globo, Estadão e Folha destacam o encontro em Copenhage para tratar das metas ambientais, mas já se sabe que os maiores poluidores não querem saber de metas e acordos e vão a Dinamarca a passeio.

A ONU tanto pressionou o Brasil para definir metas, agora vem os EUA, a China que são os que mais poluem e dizem que não querem metas, deixa para o ano que vem. Brincadeira, e o meio ambiente que espere a vontade dos políticos, que só pensam na economia, ou melhor no dinheiro. Apesar de que só metas também não resolvem nada, mas é um começo, o que precisa é ação eficiente e efetiva.

Na foto a Folha além de destacar o futebol do final de semana traz uma imagem que trata de um assunto interessante, os jovens e as crianças passam cada vez mais tempo na escola, isso embora pensamos ser bom, pode ser ruim. Os alunos ficam limitados ao mundo do colégio e não conhecem outros locais, já que tudo está dentro da escola, curso de idiomas, informática, esporte, etc. O círculo de amizades é sempre o mesmo. Agora é que tá, diziam que escola em tempo integral era bom, agora não é mais. o que fazer então?

O Estadão destaca na foto o mesmo assunto da manchete o encontro de Obama com os líderes asiáticos que decidiram não definir metas para a redução dos gases egeito estufa.

O Globo destaca na foto a vitória do Flamengo em cima do Náutico. Agora o rubro negro carioca já é o vice lider do brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário