segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pregão também tem fraude

Primeira Página

INFORMAÇÃO

Nem mesmo a modalidade considerada mais transparente entre as licitações públicas está imune a fraudes. Estão sob suspeita compras feitas pela União no valor de R$ 5,75 bilhões, todas feitas por meio de pregão entre 2005 e abril deste ano.

Esses contratos caíram na malha fina do próprio governo que, no final do ano passado, começou a vasculhar situações com potencial para provocar prejuízo aos cofres públicos.
Coube à CGU (Controladoria Geral da União) analisar cerca de 5 milhões de compras por pregão, eletrônico ou presencial, e mapear 18 tipos de desvios mais frequentes nos bancos de dados do governo...

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO

Quem diria, as licitações por pregão eletrônico, que eram consideradas seguras, já não são mais, é impressionante, a desonestidade já virou uma peste, não tem jeito, é um vírus que se alastra e não tem cura. A Folha destaca na manchete, que a modalidade que havia sendo usada por alguns governos para a licitação desde 2005 foi fraudada por diversas vezes nesses quatro anos.

Para quem não sabe, o pregão, é uma forma de concorrência eletronica, assim como a bolsa de valores. O governo necessita fazer uma licitação para uma obra, então abre a concorrencia e as empresas dão espécie de lance, com o valor que seria cobrado pelos serviços prestados, então sem saber quem é a empresa, sem ter contato entre empresa e governo, pelo menos na teoria, o governo escolhe a empresa que oferece o serviço pelo menor preço. Sendo assim não teria como beneficiar uma empresa ou outra. Mas pelo que está sendo dito o sistema já foi burlado.

Em destaque assim como O Globo e o Estadão, na foto, futebol, Corinthians e Palmeiras, o clássico de domingo que ficou no empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário