terça-feira, 10 de novembro de 2009

FGTS tem o menor ganho da história

Primeira Página

INFORMAÇÃO

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) terá, neste ano, o menor rendimento desde sua criação, em 1966. Essa perda de rendimento é consequência da queda dos juros no país. Com a queda da Selic, o governo teve de reduzir a TR (Taxa Referencial), que corrige as contas do FGTS e as cadernetas de poupança.

Resultado: as contas do FGTS dos trabalhadores estão sendo corrigidas por índices abaixo da inflação. Em outras palavras, o poder de compra do dinheiro que o trabalhador tem depositado na conta do FGTS fica menor a cada mês...

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO

Na economia não tem jeito, ou se ganha ou se perde. A Folha destaca a perda de rendimento do FGTS, assim como a poupança, o fundo não é mais tão rentável, devido a queda dos juros. A taxa menor beneficia emprestimos e financiamentos, em contrapartida derruba o rendimento das aplicações, fazer o que, ou beneficiam quem tem ou quem não tem, nesse caso FGTS está ligado ao trabalhador, que mais uma vez fica de lado e perde mais um pouco de valor.

Na foto a folha mostra porque é o jornal que mais vende no Brasil, belíssima imagem do Portão de Brademburgo, em um show de luzes e cores, em comemoração ao fim do muro que cortava Berlim e o mundo em ocidente e oriente, em capitalismo e socialismo. A festa foi bonita, a realidade é que é dura.

2 comentários:

  1. é mole?!
    ser contribuinte está cada vez menos apetitoso.
    a gande enganação desanima qualquer um.
    mas vamos ficar tranquilos né

    o "salariozinho" dos nossos representantes esta seguro.

    ResponderExcluir
  2. Pode se dizer que estamos naquela situação: ou dá ou desce!

    ResponderExcluir