sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Personagens jornalistas famosos no cinema e na TV

Curiosidades

INFORMAÇÃO

No cinema e na tv são muitos os personagens jornalistas que ficaram famosos, abaixo segue uma lista com alguns desses nomes. Com certeza eu me esqueci de outros tão conhecidos quanto estes, caso você leitor deste blog se lembrar de algum que eu não tenha citado deixe um comentário para que eu possa incluir em uma próxima lista.

Clássico

Cidadão Kane, de 1941, é o maior clássico entre os filmes que discutem a mídia, e um dos mais importantes da história, entre todos os gêneros. No longa, Charles Kane (interpretado por Orson Welles, que também dirigiu o filme) nasce em uma família pobre, mas acaba se tornando um grande magnata da comunicação. Em seu leito de morte, ele pronuncia a palavra rosebud, o que intriga um jornalista e o faz investigar a sua vida.



Cobiçado

Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), da novela A Favorita, denuncia as falcatruas dos políticos e era assediado pela mulherada. Na trama, o jornalista se envolve com diversas mulheres, como Alícia (Tais Araújo), e tem uma filha com a ex-namorada Rita (Christine Fernandes). Mas seus problemas começam quando fica dividido entre Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar). A malvada chega a tentar matá-lo quando ele descobre seus crimes.



Com sangue frio

Truman Capote, um dos mais famosos jornalistas americanos dos anos 60, que também flertava com a literatura em obras como Bonequinha de Luxo. Em Capote, são revelados os bastidores da maior reportagem da vida de Truman, que resultou no livro A Sangue Frio. Ele investiga a chacina de uma família numa cidadezinha do Kansas e acaba criando estranhos laços com os assassinos, ao entrevistá-los diversas vezes em visitas à prisão.


Enlouquecido

Medo e Delírio exemplifica o ''jornalismo gonzo'', em que o repórter foge às regras do jornalismo tradicional e vivencia as situações, sem compromisso com a objetividade, às últimas consequências. O gênero foi criado por Hunther S. Thompson, autor do livro que deu origem ao longa. No filme, Johnny Depp é o jornalista esportivo Raoul Duke, que leva seu advogado Gonzo (Benicio Del Toro) para cobrir uma corrida de motocicletas no deserto de Las Vegas. Os dois gastam todo o dinheiro com álcool e drogas, e o repórter acaba fazendo uma narrativa literária sob seu ponto de vista alterado.


Engajado

Na novela Senhora do Destino, Dirceu de Castro (José Mayer) chega a ser preso por defender o jornal Diário de Notícias durante o regime militar. Na prisão, o jornalista conhece Maria do Carmo (Susana Vieira) e se envolve em outra boa causa, pela qual luta durante cerca de 20 anos: encontrar Lindalva (Carolina Dieckmann), a filha roubada da retirante nordestina. Depois de cumprir essa missão, ele investe na retomada do jornal, que estava fechado desde 1968.


Sensacionalista

No filme O Quarto Poder, Dustin Hoffman vive o repórter Max Brackett, que percebe uma oportunidade de brilhar à custa de Sam Baily (John Travolta), quando este sequestra os visitantes do museu de onde foi demitido. O jornalista conquista a confiança do ex-funcionário revoltado, prometendo ajuda. Na verdade, ele manipula as informações que consegue em entrevistas com o criminoso e sua família, de forma a prejudicá-lo. Com isso, faz uma cobertura sensacionalista e consegue altos índices de audiência na TV.


Precoce

Cameron Crowe tornou-se repórter da Rolling Stone em 1973, quando tinha apenas 16 anos de idade, e entrevistou grandes nomes do rock and roll internacional. Em 2000, como diretor, ele levou para o cinema uma história muito parecida com a sua, também ambientada nos anos 70, no filme Quase Famosos. O personagem principal, William (Patrick Fugit), tem 15 anos e a oportunidade de fazer uma grande reportagem para uma revista musical. Ele acompanha a turnê da banda Stillwater pelos Estados Unidos e conhece a intimidade de seus integrantes e das groupies, fãs que acompanham o grupo.




Super-repórter

O Superman além de tentar salvar o mundo, fugir dos efeitos da kryptonita e lutar contra vilões poderosos, como Lex Luthor consegue arranjar um tempinho para exercer sua veia jornalística. Clark Kent, trabalha na redação do Planeta Diário, em Metropolis. E ainda tem um romance com sua colega de trabalho, Louis Lane.



Sobrevivente


Em Cidade de Deus, Buscapé (Alexandre Rodrigues) acompanha a rotina de violência e miséria que atinge seus amigos e sua família em uma comunidade do Rio. Ele resiste à tentação de ganhar dinheiro com o roubo e o tráfico, e segue seu sonho de tornar-se repórter fotográfico. O garoto se arrisca para fotografar vários momentos do conflito entre os bandos de Zé Pequeno (Leandro Firmino) e Mané Galinha (Seu Jorge), os maiores traficantes locais, com esperanças de conquistar um cargo melhor no jornal em que trabalha.



Ambiciosa

Em Uma Vida em Sete Dias, Angelina Jolie é Lanie, uma repórter ambiciosa que deixa a vida pessoal de lado para crescer na profissão. Até que, em uma de suas reportagens, ela se depara com o profeta Jack (Tony Shalhoub). O vidente conta a Lanie que só lhe restam sete dias de vida. Com isso, a jornalista passa a repensar seus valores.



Herói

Peter Park sempre usa suas habilidades para tirar fotografias para vender para o jornal O Clarim, vive entre a correria da redação, as loucuras de um chefe o sonho de ser promovido e as aventuras de ser o homem aranha, mas sempre leva a melhor como herói.


2 comentários:

  1. Olá Neuber! Dá uma olhadinha nesse blog http://www.sopadecerebro.com/2008/04/10-melhores-filmes-sobre-jornalistas.html

    Tem mais alguns nomens interessantes para a sua lista.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. eu queria saber quando a arnha morde ele.
    eu queria ver a arnaha que mordeu Peter Park

    ResponderExcluir