terça-feira, 8 de setembro de 2009

Corrida Armamentista

Perigo?

NOTÍCIA

Uma questão que há algum tempo preocupa autoridades e especialistas, a possibilidade de que a América Latina caia numa corrida armamentista. A região que durante muitos anos deixou o aparato militar em segundo plano, vem tentando recuperar o tempo perdido, em buca de aparelhar melhor suas Forças Armadas.

A Venezuela depois de adquirir equipamentos de guerra, quer agora parceria com o Irã para energia nuclear. A Colômbia aliada aos EUA pode ter uma base norte americana em seu território. O Brasil temendo o que pode acontecer no futuro já se prepara para a defesa em parceria com a França, comprando submarinos, aviões, helicópteros e vem mais por ai.

Por um lado realmente causa uma preocupação, já que vimos esse filme na Europa no século passado, quando Inglaterra, Alemanha, França e outros disputavam quem tinha mais força militar, no intuito de dominar o mundo, resultado duas guerras mundiais.

No nosso caso vejo de maneira diferente, os países latinos não querem atacar, querem se defender, afinal o mundo está de olho pra cá, tem a Amazonia e suas riquezas, a maior reserva de agúa potável do mundo, os minerais, entre eles o petróleo e agora o pré-sal, e a vasta área para a produção de alimentos.

O mundo vê no futuro uma enorme crise extamente nessas áreas em que a América Latina, em especial o Brasil é uma potência. Temos que nos preparar para o que pode vir acontecer, esperamos que não aconteça, mas é melhor prevenir do que remediar. Levando em conta que as Forças Armadas Brasileira, com todo respeito, está totalmente defasada, se nos atacassem agora, o melhor que poderiamos fazer era nos render, então vejo mais pelo lado positivo da coisa, o Brasil como um país que vem se destacando e ganhando espaço no mundo como uma potência economica precisa se cuidar. Ainda bem que o Lula percebeu isso, já que os governos anteriores fizeram o minímo nessa área e nunca deram a atenção devida, antes tarde do que nunca, ou melhor, antes que seja tarde demais.



Fonte: http://www.estadao.com.br/ e http://www.oglobo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário