sábado, 26 de setembro de 2009

O pesadelo Honduras

Diplomacia

NOTÍCIA

A capa da revista Veja desta semana aborda o tema Honduras. Na contramão da tradição diplomática nacional, o Brasil se intromete na política interna de outro país e o faz da pior maneira possível, como coadjuvante de Hugo Chávez.

Lula tem na política o instinto matador que caracteriza os grandes artilheiros do futebol tão admirados por ele. Na semana passada, essa habilidade abandonou o presidente da República.

Ele esteve em Nova York para discursar na abertura da 64ª Assembleia-Geral da ONU, palco privilegiado para fazer aquilo de que mais gosta e que faz como poucos: enaltecer o Brasil aos olhos do mundo. Em sua fala, Lula assinalou os avanços no uso de energias limpas no Brasil e mesmerizou os burocratas internacionais com ataques à caricatura do mercado onipotente. Ficou nisso.

A maior parte do tempo passado sob os holofotes foi dedicada por Lula a falar de um país estrangeiro, Honduras, uma nação paupérrima sem nenhuma relação especial com o Brasil. Politicamente instável, Honduras vem de ejetar do posto e exilar um presidente, Manuel Zelaya, pela tentativa de desrespeitar a Constituição e, por meio da convocação de um plebiscito, perpetuar-se no poder...

Fonte: http://www.veja.com.br



OPINIÃO
Concordo com a revista veja no que diz respeito ao Brasil, que com tantos problemas para se resolver aqui, o presidente Lula vai se envolver com o problema dos outros. Mas por outro lado temos que pensar que o Brasil é um líder na América Latina e precisa assumir essa posição em situações de risco. O mundo é contra o que está ocorrendo em Honduras, acredito que o Brasil só fez o que deveria ter feito diplomaticamente. Os EUA, como líder mundial, faz isso constantemente. Por que o Brasil não deveria fazer? seria egoismo demais pensar apenas em nós e esquecer os companheiros latinos que ainda precisam consolidar suas democracias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário