sábado, 26 de setembro de 2009

O Brasil olímpico

Torcida

NOTÍCIA

A revista Época desta semana traz na capa as olimpíadas no Brasil. Pela primeira vez o Rio de Janeiro é um dos favoritos a sede das Olimpíadas. A decisão desta semana é importante não só para a cidade, mas para o país

Às 13h30 (hora de Brasília) da próxima sexta-feira, 2 de outubro, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, ocupará o púlpito do auditório do Bella Center, um centro de convenções de Copenhague, a capital da Dinamarca.

Fará um breve discurso protocolar, em inglês e francês, elogiando as quatro cidades candidatas a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 – Chicago, nos Estados Unidos; Madri, na Espanha; Rio de Janeiro, no Brasil; e Tóquio, no Japão. Dirá que qualquer uma das quatro poderia ser escolhida, mas que infelizmente só pode haver um vencedor.

Na plateia, provavelmente estarão de mãos dadas, sentados lado a lado, o presidente Lula; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho; o prefeito carioca, Eduardo Paes; e o secretário-geral da candidatura carioca, Carlos Roberto Osório.

Rogge abrirá, então, um envelope branco onde estará escrito o nome da cidade eleita minutos antes, por voto secreto, pelos 106 membros do COI. Há uma grande chance de que diga, então, enquanto vira para as câmeras a face escrita do papel: “O Comitê Olímpico Internacional tem a honra de anunciar que os 31º Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de verão, em 2016, são agraciados à cidade do Rio de Janeiro”.

Caso isso ocorra, a festa começará na Praia de Copacabana, e o trabalho de 2.499 dias até a cerimônia de abertura da primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul, que envolverá não apenas uma cidade, mas o país inteiro, estará só começando...

Fonte: http://www.epoca.com.br/



OPINIÃO
Do ponto de vista do esporte, do turismo, da geração de emprego e visibilidade internacional, as olímpiadas no Brasil vai ser sensacional. Por outro lado assusta ao pensarmos no alto investimento que será feito, aumento de gastos, quem vai pagar essa conta? Sem dizer que o Brasil é deficiente em muitas áreas, como saúde, educação, não seria o caso de priorizar tais setores ao invés de eventos mundiais. Não sou contra a olímpiada, pelo contrário adoro a idéia! O problema é que todo o investimento vai ser feito em uma única cidade, o Rio, e o Norte e Nordeste que são tão carentes vão continuar sofrendo as mazelas da pobreza assistindo um Brasil olímpico que não condiz com a realidade.
Outra coisa é a questão da preparação dos atletas, o Brasil tem por obrigação obter bons resultados, em número de medalhas, já que vai abrigar os jogos. O problema é que investir somente agora nos esportes, não sei se vai dar resultado, rendimento de auto nível se conquista a longo prazo, não dá pra fazer milagre. Espero que não passemos vergonha quanto ao desempenho dos nossos atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário