sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A ética jornalística

Ética

OPINIÃO

Hoje fugindo um pouco da linha deste blog, vou opinar sobre um tema bastante polêmico, que sempre me despertou uma certa indignação, a ética jornalística. Segue abaixo um discurso, não sei se radical, mas é aquilo que eu penso e outras pessoas comungam comigo da mesma idéia, mas tem aqueles que descordam, então se você ao ler a postagem abaixo descordar ou concordar, mostre sua opinião. Vez em quando eu postarei este tipo de desabafo aqui para por pra fora aquilo que eu penso e acredito.



Ética é ética em qualquer profissão, como escreveu Claudio Abramo e concordo com ele, a ética do jornalista e do marceneiro são as mesmas. Ser ético no jornalismo é seguir o que rege a profissão, ou seja, o Código de Ética, que contém as regras a serem seguidas pelos profissionais, o jornalista tem o dever de informar tudo o que for de interesse público com verdade, imparcialidade, objetividade, respeitando os direitos humanos e a legislação, entre tantas outras questões abordadas no código. Tudo isso na visão de quem fez o código.

Porém na pratica a questão é um tanto quanto diferente, pelo pouco que pude perceber o jornalista ele segue a ética da empresa, que pode algumas vezes não bater com a ética da profissão, concordo em alguns pontos porque o código dos jornalistas é um tanto quanto fantasioso. Vivemos em um mundo capitalista, onde o que manda é o dinheiro, e não adianta dizer que vou seguir a ética ao pé da letra, prefiro dizer que vou seguir os meus princípios que para a sociedade pode ou não ser tão ético.

Sou da seguinte opinião aquilo que não é ilegal, aquilo que é lícito pode ser feito, mas nem tudo que é lícito convém, é ai que entra a moral, a ética da pessoa, o individual. O que é ético pra mim pode não ser para o outro, nem para a sociedade, mas eu prefiro seguir o que eu penso, respeitando o que os outros pensam, a coletividade.

Como futuro profissional eu não me obrigarei a fazer aquilo que vai contra os meus princípios, mas tenho uma visão bastante mercadológica das coisas e entendo que sem dinheiro não se vive, então é um tanto quanto demagógico dizer que farei isso ou aquilo, vai depender das circunstâncias, todo mundo tem um preço. Vou seguir a ética da empresa em que eu trabalhar, que claro eu só vou trabalhar nessa empresa se os ideais dela forem parecidos com os meus. Falo isso quando eu já estiver estabilizado profissionalmente, porque quando se sai da faculdade não dá pra recusar uma primeira oportunidade de trabalho.

Para finalizar, quando li o código de ética do jornalismo, parecia que eu estava lendo algo que não existe, afinal logo no começo diz: a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores. Ai já não bate com a realidade, toda empresa tem sua linha editorial que segue os interesses do dono e o jornalista tem que seguir essa linha ou está fora, então é como eu já disse, pretendo trabalhar na empresa que tiver a linha editorial que se aproxime da minha idéia de fazer jornalismo, que é informar a verdade, de forma clara, tudo aquilo que realmente interessa ao público, mas acima de tudo vender muito, porque a empresa precisa de dinheiro para se manter e eu também, só não farei aquilo que for contra a lei.

Desculpem-me os idealistas, mas o jornalismo com cara socialista já é passado, quem persistir nessa linha está fadado ao fracasso. Basta olhar o mercado de trabalho, ali está a realidade. Na faculdade muitas vezes são passadas teorias que não correspondem a pratica. Por isso penso que o ensino de jornalismo precisa mudar. E o código de ética precisa ser alterado, já que foge em grande parte a realidade.

2 comentários:

  1. Prezado colega de ofício,
    Quando cursei a matéria ética no jornalismo, tive uma professora superbacana que tinha muito conhecimento e sabia passar como ninguém a matéria. Só que a aula era sexta- feira após o intervalo. Detalhe: estudava a noite. Dar para imaginar o que era a aula! Sou da opinião, que cada um tem a sua ética e ninguém pode tirá=la de vc! Boa ou má, o q vai mandar é o "prato de comida". O seu ou do seu chefe. Mas, a discussão é pertinente. Parabéns! Daniel G R. Jornalista a disposição do mercado.

    ResponderExcluir
  2. E aí Neuber!

    Muito importante o que você postou aqui, contundente.

    As vezes é mais cômodo varrer a sujeira pra debaixo do tapete mesmo, né não?

    Mas eu acho, que é preciso saber, pelo menos, que sujeira é essa que está sendo escondida.

    Tem jornalista que não sabe nem quais são os interesses do veículo. Nesse caso é complicado.

    Enfim, essa questão é realmente muito polêmica. Se fôssemos debater a ética no jornalismo, teríamos que ter um blog só pra isso.

    Parabéns pelo blog, tá massa, bem diversificado e atual.

    Abraços

    André

    ResponderExcluir