segunda-feira, 6 de julho de 2009

Apoio do Brasil irrita oposição venezuelana

Política

NOTÍCIA

o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se cansa de exaltar a amizade e os interesses comuns com o governo de Hugo Chávez. Nos últimos anos, a venda de produtos brasileiros para a Venezuela cresceu 860% e o país agora ocupa o sétimo lugar no ranking dos principais destinos das exportações do País.
Na contramão do que fazem companhias de outros países, diversas empresas brasileiras resolveram investir na Venezuela. Mas a aproximação com Caracas desperta polêmica.
Os encontros entre os dois presidentes são frequentes e uma série de projetos industriais está sendo costurada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que abriu um escritório em Caracas em 2008. Chávez quer a ajuda brasileira para montar 200 indústrias.
Segundo analistas, tais medidas acabaram por criar dois blocos na América Latina - um moderado, de consensos e pluralismo, liderado pelo Brasil; o outro mais radical, com Chávez à frente.
Foi esse cenário que criou grande expectativa em relação à liderança de Lula. A aproximação com Chávez é vista por alguns como uma forma tentar expandir influência. Muitos, porém, sentem-se frustrados.
Entre os opositores venezuelanos, a decepção com Lula é grande.
Mas entre os chavistas, a aproximação é bem vista.

Fonte: http://www.estadao.com.br



OPINIÃO
É importante para o Brasil estreitar as relações com os paises da América Latina, tudo bem que o Chavez não é um bom exemplo de político nem de parceiro, mas o Brasil é uma liderança sulamericana e precisa comercializar e investir nos países vizinhos para aumentar sua força perante a comunidade latina. Lula tem um perfil deferente de Chavez e acredito que saiba o que está fazendo!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Espera-se que a diplomacia, comum ao presidente brasileiro, seja suficiente para a 'comunicação' com o desacertado senso radical reformador (explosivo) do presidente venezuelano. Lula é obrigado a conviver com 'dinamites' ainda maiores em seu próprio território... e vem conseguindo... ao que parece... um bom 'resultado'.

    ResponderExcluir