sábado, 25 de julho de 2009

PMDB, um mal necessário

Geral

NOTÍCIA

A Carta ao Leitor da edição desta semana de VEJA pergunta se o PMDB, o partido brasileiro com o maior número de filiados e dono da maior bancada no Congresso Nacional, entre outros indicadores de grandeza, encarna os grandes males da política ou apenas seus membros se aproveitam com mais eficiência das regras que facilitam a perpetuação da corrupção e do fisiologismo. A resposta não é tão simples. Se o PMDB desaparecesse por decreto da noite para o dia, a corrupção e o fisiologismo, irmãos siameses, continuariam a permear a atividade política no Brasil. Vale a pena ler a definição da Wikipédia:
"Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que as ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses individuais. É um fenômeno que ocorre frequentemente em parlamentos, mas também no Poder Executivo, estreitamente associado à corrupção política. Os partidos políticos podem ser considerados fisiologistas quando apoiam qualquer governo independentemente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos". Se alguém souber de algum partido político brasileiro que, mesmo não apoiando nenhum governo, não faça "troca de favores" em circunstância alguma, que escreva seu próprio verbete na Wikipédia. Ele pode ficar na letra "P", de pureza, ou "U", de utopia. Mas, se alguém conhecer algum partido que faça isso tudo com mais desenvoltura, constância, eficiência e na maior cara de pau, que escreva também seu verbete...

Fonte: http://www.veja.com.br/



OPINIÃO
O PMDB é provavelmente o partido mais tradicional ainda em atividade no Brasil, por sua força e representatividade é cobiçado como apoio por todos, por outro lado seus filiados são constantemente acusados de corrupção e outros atos ilícitos. Tirar o PMDB da jogada impossível, isso jsutificaria o apoio incondicional de Lula ao Sarney, que é do PMDB. Sem o PMDB o país fica ingovernável, a bancada do partido manda e desmanda, são maioria, fazem o que querem. A única solução é o eleitor votar direito ano que vem nas eleições 2010, se o candidato for do PMDB, analisa bem a ficha dele, para depois confirmar o voto. Claro que nem todos são corruptos, tivemos grandes nomes no PMDB como o inesquecível Ulisses Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário