sexta-feira, 3 de julho de 2009

Conta de luz poderá variar com o horário do consumo

Economia

NOTÍCIA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estuda uma ampla reestruturação do sistema de tarifas de energia elétrica do País. Uma das ideias é estimular, pelo bolso, a mudança de hábitos do consumidor visando ao uso mais eficiente da energia. A agência analisa a hipótese de fazer com que as distribuidoras cobrem dos clientes residenciais tarifas diferenciadas, de acordo com o horário, como ocorre com a telefonia.
A Aneel estuda a possibilidade de a energia gasta em um banho, por exemplo, ser mais barata se o consumidor ligar o chuveiro fora do horário de pico: entre o fim da tarde e o começo da noite, quando a maioria das pessoas chega em casa do trabalho.
A distinção de tarifas motivaria um uso mais eficiente e econômico da energia, reduzindo a necessidade de novas usinas.
Do ponto de vista legal, a adaptação para tarifas flexíveis pode ser feita pela própria Aneel. Mas ainda não há prazo. A agência, aliás, já está há cerca de dois anos realizando estudos para tentar rearranjar a estrutura tarifária das distribuidoras, que inclui, além das residências, os clientes de alta tensão, como as indústrias.

Fonte: http://www.estadao.com.br/



OPINIÃO
Uma boa idéia, beneficiaria aqueles que conscientes da necessidade de economia priorizassem os horários em que o número de pessoas utilizando energia fosse menor, eu apoio. Vamos economizar energia pelo bem dos nossos bolsos e pelo bem maior do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário