sábado, 25 de julho de 2009

Quando a dieta vira doença

Geral

NOTÍCIA

Era para ser um jantar de bom relacionamento na casa de um diretor da empresa. Quando apertou a campainha, o engenheiro Orlando Marcondes Machado Filho esperava desfrutar um belo prato, um ótimo vinho e boas risadas na companhia da mulher, Crucita, e de outros dois casais. Todos salivaram quando o bacalhau chegou à mesa. Todos, menos Crucita. “Minha mente estava cheia de aflições”, diz ela. Em silêncio, a bioquímica se perguntava:
Será que usaram azeite extravirgem?
De onde veio esse peixe?
Que tipo de conservante foi usado nos condimentos?
A cenoura é orgânica?
Xi, não tem arroz integral
“Ficava pensando nas coisas invisíveis que fugiam ao meu controle e poderiam não ser saudáveis”, diz Crucita. “Enquanto eles tinham prazer, eu só sentia repulsa.” Por consideração ao marido, ensaiou a primeira garfada. Não chegou à segunda. Os anfitriões perceberam. Orlando não conseguiu esconder o constrangimento. O encontro acabou mais cedo.
O mesmo poderia ter acontecido ao casamento, tantas foram as brigas provocadas pela extrema preocupação de Crucita, de 46 anos, com o que a família coloca no prato. Esse distúrbio de comportamento tem nome: ortorexia nervosa. O termo é um neologismo baseado no idioma grego. Orthós significa correto e oréxis quer dizer apetite. A ortorexia foi descrita pela primeira vez em 1997 pelo médico americano Steven Bratman, autor do livro Health food junkies (algo como Viciados em comida saudável). A ortorexia ainda não é classificada como um transtorno psiquiátrico, como a bulimia e a anorexia (caracterizadas pelo medo excessivo de engordar). Mas é possível que isso ocorra em breve...

Fonte: http://www.epoca.com.br/



OPINIÃO
A ditadura da beleza está ai em atividade, e mais forte do que nunca. Eu não vejo mal nenhum em querer ficar bonito(a), se sentir bem, se você é gordinho e quer emagrecer, até pela saúde, é claro que tem que fazer uma dieta, mas é preciso ser responsável e não cometer loucuras. O problema é quando ficar magro ou levar uma vida saudável vira uma obsessão, tudo engorda, tudo faz mal, é ai que mora o perigo, doenças como a ortorexia, bulimia, anorexia e outros disturbios podem surgir devido ao exagero. Cuidado faz bem, mas com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário