terça-feira, 14 de julho de 2009

Faculdades de jornalismo mudam para se adaptar ao mercado

Jornalismo

NOTÍCIA

O fim da exigência do diploma despertou um sentimento de frustração em parte dos alunos. Mas a mudança acontece justamente no momento em que alguns dos principais cursos se reciclam, procurando familiarizar o estudante com as novas mídias e com a realidade do mercado de trabalho.
Pelo menos três cursos de São Paulo reformularam suas grades curriculares: PUC, Mackenzie e Cásper Líbero.
Apesar de as mudanças ocorrerem em um momento-chave para a profissão, coordenadores e professores afirmam que elas nada têm a ver com o fim da exigência do diploma.
A PUC-SP pretende criar uma agência de notícias on-line até o final de 2010. A Cásper Líbero tornará obrigatório, já no primeiro ano, o uso de blogs e até do Twitter. Já o Mackenzie reformulou o currículo todo. Criou disciplinas, desmembrou outras, mudou nomenclaturas e reorganizou a carga horária.
As faculdades ainda não sabem que impacto o fim da exigência do diploma terá na procura pelo curso.

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO
Independentemente da decisão do STF em extinguir a exigência do diploma para o exercicio do jornalismo, as faculdades precisam rever seus conceitos e formar seus alunos para o mercado de trabalho, que procura mais que um jornalista, procura um profissional com visão de mercado, empreendedor, que domine todas as técnicas, que seja capaz de perceber, que fatos, de interesse público, atraem e vendem, seja qual for o veículo!
Os professores retrógrados precisam enxergar que vivemos em outra era, as empresas visam lucro e buscam profissionais com esse perfil, é claro que só a faculdade não basta, o estudante, precisa saber no mínimo inglês, dominar os softwares utilizados no jornalismo, buscar experiência profissional ainda na faculdade e o essencial, tem que escrever bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário