quinta-feira, 30 de julho de 2009

Jornalistas sem diploma criam a ABJ

Jornalismo

NOTÍCIA

O Movimento em Defesa dos Jornalistas Sem Diploma (MDJSD), criado em 2005, fundou no último domingo (26/07), em Brasília, a Associação Brasileira dos Jornalistas (ABJ), que pretende filiar jornalistas diplomados ou sem formação superior na área. A ABJ é presidida por Antônio Vieira, formado em administração de empresas, com especialização em matemática financeira, mas que trabalha como jornalista há 20 anos.

“Já tínhamos articulações pelo fim do diploma e com a decisão do STF decidimos institucionalizar a criação da ABJ, que será aberta a formados e não formados em jornalismo, porque sempre fomos discriminados pela Fenaj”, explica Vieira.

A associação terá representatividade em todo o território nacional, com 43 membros eleitos na Assembléia do último final de semana, além de Vieira na presidência da entidade.

Treinamento de profissionais de outras áreas

De acordo com o presidente da associação, o objetivo é a liberdade de expressão e a capacitação de profissionais de outras áreas interessados em jornalismo. “Uma das nossas ideias é criar um processo de treinamento e formação para pessoas de outras áreas de formação, com técnicas jornalísticas. A BBC de Londres faz isso, pensamos até em contatá-la para ver se é possível uma cooperação”, afirma.

Alex Bezerra, um dos vice-presidentes eleitos, faz uma forte crítica as faculdades de jornalismo, que na sua opinião limitavam a liberdade de expressão. “Agora os jornalistas terão amplo apoio na luta pela liberdade de imprensa e outros direitos dos quais estavam sendo negados pelo cartel das faculdades de esquina que lutaram com seus lobbys para que o diploma fosse obrigatório”, declara.

Além da formação da presidência da associação, a Assembléia aprovou sócios beneméritos e 300 associados, entre diplomados e não diplomados. Os interessados em informações sobre a nova associação devem enviar um e-mail para abj.net@gmail.com.

OPINIÃO

Os não diplomado começam a se organizar, para eles é bom, para o jornalismo não, uma divisão entre os profissionais só vai gerar um rivalidade inútil, unidos, os amantes de jornalismo poderiam lutar juntos pelos direitos. Agora, essa de treinar pessoas que queiram ser jornalistas, a entidade vai querer se passar por escola de jornalismo, não tem uma contradição aí, afinal se quer ser jornalista sem diploma, vai ser, mas seja autodidata, já que é tão simples e fácil fazer jornalismo. Era a gota que faltava!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

15 anos sem Mussum

Memória

NOTÍCIA

Há 15 anos, morria o músico e humorista Mussum. Antônio Carlos Bernardes Gomes, seu nome verdadeiro, faleceu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, vítima de complicações causadas por um transplante de coração.

Ainda sem o apelido que o consagrou, Antônio Carlos começou a carreira artística como músico. Na década de 60, formou com amigos Os Originais do Samba. Conciliava o grupo com o posto de cabo da Força Aérea Brasileira, com aprovação dos superiores.

O apelido Mussum surgiu em sua primeira aparição na TV. Em 1965, Os Originais do Samba participaram do humorístico Bairro Feliz, exibido ao vivo pela Globo. No entanto, Antônio Carlos foi ao programa sem a autorização de seus superiores. Durante a apresentação, tentava se esquivar das câmeras.

Tudo corria bem até Grande Otelo deixar cair no chão um livro onde guardou o script, pois não havia decorado o texto. Antônio Carlos teve um ataque de riso. O comediante olhou para o sambista – negro, calvo e sem pelos no rosto – e disparou. “Tá rindo de que, ô mussum?”, em alusão à enguia preta e sem escamas. No começo, Antônio Carlos ficou irritado com o apelido, mas acabou adotando-o como nome artístico.

A carreira como humorista começou em 1967. A convite de Chico Anysio, participou da Escolinha do Professor Raimundo, na Tupi.
A insistência de Manfried Sant’Anna, o Dedé Santana, levou Mussum ao grupo humorístico que o consagrou. Após inúmeros convites, em 1971 ingressou no programa Os Insociáveis, exibido pela Record. Renato Aragão, o Didi Mocó Sonrisélpio Colesterol Novalgino Mufumbo, completava o trio.

Em 1973, os três foram para a Tupi, onde estrearam o programa que teria o mesmo nome com o qual passaram a se apresentar: Os Trapalhões. No mesmo ano, Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias, ingressou no grupo.

Em 1977, estrearam na Globo. Em 1990, com a morte de Zacarias, Os Trapalhões pensaram em parar, mas seguiram em frente em homenagem ao colega. Após a morte de Mussum, o programa resistiu por um ano. Totalmente descaracterizado, deixou de ser exibido em 1995.

Além do programa na TV, Mussum participou de 27 filmes com os colegas humoristas. Estreou nas telonas em 1976, em O Trapalhão no Planalto dos Macacos. Seu último longa-metragem foi Os Trapalhões e a Árvore da Juventude, de 1991.

Atualmente, Mussum é cultuado na internet. Perfis e comunidades em redes sociais homenageiam aquele que também era conhecido como Mussa, Mumu, Fumê e Fumaça. Mussum jamais será esquecido

Fonte: http://www.yahoo.com.br/



OPINIÃO
Um grande humorista e sambista também, Mussum deixou saudades. Seu filho o Mussunzinho tem feito alguns trabalhos na TV, principalmente nas novelas da Glória Perez, atualmente está no ar em Caminho das Índias. Minha avó materna Aparecida estava internada no mesmo hospital, juntamente com o Mussum, onde operou do coração na mesma semana que ele, com ela correu tudo bem e está até hoje aos 80 anos saudável, já Mussum não teve a mesma sorte e devido a complicações não resistiu a cirurgia.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tramita na Câmara projeto que pede o restabelecimento do diploma

Jornalismo

NOTÍCIA

Está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei 5592/09, do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que dá nova regulamentação à profissão de jornalista, informa a Agência Câmara. O parlamentar reafirma a exigência do diploma de jornalismo e o registro profissional como requisitos para o exercício da profissão em empresas de comunicação. Também foram protocoladas Propostas de Emenda Constitucional pedindo a volta da exigência do diploma na Câmara e no Senado.
Em 17/6, o Supremo Tribunal Federal considerou que essa exigência, prevista pelo Decreto-Lei 972/69, não se harmonizava com a atual Constituição. A proposta de Miro Teixeira considera atividade jornalística o exercício habitual e remunerado de atividade intelectual ou de informação em meios de comunicação.

Atividades
A proposta prevê as seguintes atividades para os jornalistas:
- redação e edição de matéria jornalística, seja opinativa ou não, comentário ou crônica;
- entrevista ou reportagem;
- planejamento, organização, direção e eventual execução de serviços técnicos de jornalismo, como os de arquivo, ilustração ou distribuição gráfica ou digital de matéria a ser divulgada;
- planejamento, organização e administração técnica dos serviços de edição, coleta de notícias ou informações e seu preparo para divulgação;
- revisão e organização e conservação de arquivo jornalístico e pesquisa.
- execução da distribuição gráfica ou digital de texto, fotografia ou ilustração de caráter jornalístico, para fins de divulgação;
- execução de desenhos artísticos, de computação gráfica e técnicos, de caráter jornalístico, para fins de divulgação; e
- o ensino de técnicas jornalísticas.

Empresa jornalística
A proposta define como empresa jornalística aquelas que tenham como atividade a edição de jornal ou revista, a distribuição de noticiário e registro legal.

Equiparam-se a elas as empresas de radiodifusão, televisão ou divulgação cinematográfica, ou de agência de publicidade, ou sítios de internet ou outros meios de acesso onde sejam exercidas as atividades de informação.

O serviço público a as empresas não jornalísticas que façam publicações para público externo também deverão exigir o diploma profissional. O projeto de lei permite o estágio em jornalismo, hoje proibido. Ele poderá ser realizado por alunos do último ano de curso superior de jornalismo, comunicação social ou equivalente.

A proposta mantém a jornada de trabalho de cinco horas e determina que os sindicatos poderão prever, em acordo ou convenção coletiva de trabalho, ou sentença normativa da Justiça do Trabalho a remuneração pelo uso pela divulgação de trabalho produzido por jornalista em mais de um veículo de comunicação coletiva.

Também poderão obter o registro de jornalista as pessoas que comprovarem o exercício da profissão por dois anos consecutivos ou quatro intercalados, em qualquer das atividades descritas pela lei.


Fonte: Clube do jornalista

Mundo dos esportes movimenta o final de semana

Esporte

NOTÍCIAS

O final de semana foi agitado no mundo dos esportes, a imprensa teve muito trabalho para cobrir, o cardápio estava completo, notícias boas e ruins.

O piloto de Formula Indy Tony Kanaan sofreu queimaduras de 2ª grau depois de ter seu carro incendiado durante a corrida, a causa foi um vazamento de álcool.


O piloto de F1 Felipe Massa sofreu um grave acidente depois de ser atingido na cabeça por uma peça solta de outro carro (pode ser do Rubinho), durante o treino para a formação do grid no GP da Hungria no último sábado.


A equipe brasileira de natação que chegou no mundial da Itália com pinta de campeã, já começa a decepcionar, depois de bater o recorde da competição durante a estapa de classificação, a equipe do 4 x100 livre, perdeu a medalha na grande final e ficou apenas com o 4ª lugar.


No futebol, alegria para uns, tristeza para outros. Após vender dois importantes jogadores, o Corinthians já começa a sentir o desfalque, perdeu por 3 a 0 para o Palmeiras, e para piorar Ronaldo saiu de campo com uma fratura nos dedos da mão.
O Flamengo depois de um longo jejum venceu por 2 a 1 o Santos na Vila Belmiro. O São Paulo também desencantou e venceu o Barueri por 2 a 1, O Cruzeiro empatou em 1 a 1 com o Fluminense. O Atlético Mineiro perdeu para o Goiás, mas segue na liderança do Brasileirão.


A melhor notícia, foi a vitória da seleção brasileira de vôlei em cima da Sérvia, os donos da casa, na final da Liga Mundial e a conquista do 8ª título, igualando assim com a Itália como maiores vencedores do mundo.





sábado, 25 de julho de 2009

Quando a dieta vira doença

Geral

NOTÍCIA

Era para ser um jantar de bom relacionamento na casa de um diretor da empresa. Quando apertou a campainha, o engenheiro Orlando Marcondes Machado Filho esperava desfrutar um belo prato, um ótimo vinho e boas risadas na companhia da mulher, Crucita, e de outros dois casais. Todos salivaram quando o bacalhau chegou à mesa. Todos, menos Crucita. “Minha mente estava cheia de aflições”, diz ela. Em silêncio, a bioquímica se perguntava:
Será que usaram azeite extravirgem?
De onde veio esse peixe?
Que tipo de conservante foi usado nos condimentos?
A cenoura é orgânica?
Xi, não tem arroz integral
“Ficava pensando nas coisas invisíveis que fugiam ao meu controle e poderiam não ser saudáveis”, diz Crucita. “Enquanto eles tinham prazer, eu só sentia repulsa.” Por consideração ao marido, ensaiou a primeira garfada. Não chegou à segunda. Os anfitriões perceberam. Orlando não conseguiu esconder o constrangimento. O encontro acabou mais cedo.
O mesmo poderia ter acontecido ao casamento, tantas foram as brigas provocadas pela extrema preocupação de Crucita, de 46 anos, com o que a família coloca no prato. Esse distúrbio de comportamento tem nome: ortorexia nervosa. O termo é um neologismo baseado no idioma grego. Orthós significa correto e oréxis quer dizer apetite. A ortorexia foi descrita pela primeira vez em 1997 pelo médico americano Steven Bratman, autor do livro Health food junkies (algo como Viciados em comida saudável). A ortorexia ainda não é classificada como um transtorno psiquiátrico, como a bulimia e a anorexia (caracterizadas pelo medo excessivo de engordar). Mas é possível que isso ocorra em breve...

Fonte: http://www.epoca.com.br/



OPINIÃO
A ditadura da beleza está ai em atividade, e mais forte do que nunca. Eu não vejo mal nenhum em querer ficar bonito(a), se sentir bem, se você é gordinho e quer emagrecer, até pela saúde, é claro que tem que fazer uma dieta, mas é preciso ser responsável e não cometer loucuras. O problema é quando ficar magro ou levar uma vida saudável vira uma obsessão, tudo engorda, tudo faz mal, é ai que mora o perigo, doenças como a ortorexia, bulimia, anorexia e outros disturbios podem surgir devido ao exagero. Cuidado faz bem, mas com moderação!

Quando a ansiedade vira doença

Geral

NOTÍCIA

Nem os monges budistas escapam dela. Treinados para manter a mente imperturbável como a superfície de um lago de águas paradas, eles também manifestam ansiedade de vez em quando. Esse sentimento é uma ferramenta de sobrevivência, acionada em momentos que envolvem alguma tensão. Como atravessar a rua ou fazer um discurso. O esperado é que suma tão logo o pretexto para o seu surgimento tenha fim - ou seja, depois que você atravessou a rua ou fez a palestra. Bem, isso é o que se espera. As pressões da vida cotidiana transformaram a ansiedade em uma doença crônica - algo diferente do que era para ser originalmente - e cada vez mais incidente. "Estima-se que uma em quatro pessoas não consiga se desvencilhar do problema e, com isso, sofra os efeitos físicos e emocionais que ele impõe ao organismo", diz o psiquiatra Tito Paes de Barros Neto, do Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínica de São Paulo. Neste exato momento, cerca de 48 milhões de brasileiros estariam, então, às voltas com os danos da ansiedade.
Entender o que se passa com eles é um desafio. Por isso, a ansiedade está no centro das pesquisas dos principais institutos e universidades que investigam as doenças da mente. Os primeiros resultados indicam que ela tem impacto muito maior do que se pensava. A convivência prolongada com a ansiedade afeta várias áreas da vida, como mostra um levantamento da Associação Americana de Desordens Ansiosas. Dos voluntários entrevistados, 87% disseram que ela prejudica muito as relações pessoais. Outros 75% afirmaram que interfere na habilidade de cumprir as atividades diárias...

Fonte: http://www.istoe.com.br/



OPINIÃO
Quem nunca ficou ansioso por algum motivo que atire a primeira pedra. O problema é quando você passa a viver em plena ansiedade, ai é a hora de procurar ajuda, afinal paciência faz parte e é essencial para uma vida saudável!

PMDB, um mal necessário

Geral

NOTÍCIA

A Carta ao Leitor da edição desta semana de VEJA pergunta se o PMDB, o partido brasileiro com o maior número de filiados e dono da maior bancada no Congresso Nacional, entre outros indicadores de grandeza, encarna os grandes males da política ou apenas seus membros se aproveitam com mais eficiência das regras que facilitam a perpetuação da corrupção e do fisiologismo. A resposta não é tão simples. Se o PMDB desaparecesse por decreto da noite para o dia, a corrupção e o fisiologismo, irmãos siameses, continuariam a permear a atividade política no Brasil. Vale a pena ler a definição da Wikipédia:
"Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que as ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses individuais. É um fenômeno que ocorre frequentemente em parlamentos, mas também no Poder Executivo, estreitamente associado à corrupção política. Os partidos políticos podem ser considerados fisiologistas quando apoiam qualquer governo independentemente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos". Se alguém souber de algum partido político brasileiro que, mesmo não apoiando nenhum governo, não faça "troca de favores" em circunstância alguma, que escreva seu próprio verbete na Wikipédia. Ele pode ficar na letra "P", de pureza, ou "U", de utopia. Mas, se alguém conhecer algum partido que faça isso tudo com mais desenvoltura, constância, eficiência e na maior cara de pau, que escreva também seu verbete...

Fonte: http://www.veja.com.br/



OPINIÃO
O PMDB é provavelmente o partido mais tradicional ainda em atividade no Brasil, por sua força e representatividade é cobiçado como apoio por todos, por outro lado seus filiados são constantemente acusados de corrupção e outros atos ilícitos. Tirar o PMDB da jogada impossível, isso jsutificaria o apoio incondicional de Lula ao Sarney, que é do PMDB. Sem o PMDB o país fica ingovernável, a bancada do partido manda e desmanda, são maioria, fazem o que querem. A única solução é o eleitor votar direito ano que vem nas eleições 2010, se o candidato for do PMDB, analisa bem a ficha dele, para depois confirmar o voto. Claro que nem todos são corruptos, tivemos grandes nomes no PMDB como o inesquecível Ulisses Guimarães.

Começa a votação para o Prêmio Comunique-se

Comunicação

NOTÍCIA

A votação para o Prêmio Comunique-se 2009 começou no dia 21/07. O lançamento foi em um almoço com convidados especiais, no Espaço Onne Unigolf, em São Paulo. Durante o lançamento, Rodrigo Azevedo, presidente do Comunique-se, divulgou as novidades para esse ano e os patrocinadores que entregarão o prêmio aos vencedores, no dia 29/09, no HSBC, em São Paulo. Para a primeira fase de votação, os jornalistas cadastrados no portal Comunique-se poderão indicar os profissionais que mais se destacaram em 2008, em 13 categorias. São elas: Repórter, Colunistas, Apresentador/Âncora, Jornalista de Economia, Jornalista de Esportes, Jornalista de Cultura, Jornalista de Política, Jornalista de Tecnologia, Comunicação, Jornalista de Sustentabilidade, Correspondente Internacional, Executivo de Veículo de Comunicação e Blog. Na segunda etapa, os jornalistas escolhem três finalistas para cada categoria e, na terceira e última fase, os mesmos eleitores decidem quem são os vencedores. A votação será acompanhada pela empresa de auditoria independente Deloitte. Para votar, acesse o site.

http://www.premiocomunique-se.com.br



OPINIÃO
Um prêmio com esse é importante para o reconhecimento do bom trabalho de profissionais da área, o resultado, é a valorização do trabalho e o estímulo para melhorar a cada dia!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Fim do diploma gera dúvidas sobre sigilo da fonte

Jornalismo

NOTÍCIA

Com o fim da Lei de Imprensa, revogada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 30/04 deste ano, o jornalista continua tendo o sigilo da fonte garantido, mas advogados divergem sobre a insegurança jurídica que o fim da exigência do diploma de jornalismo pode causar.

“Mesmo sem disposição legal, a Constituição garante o sigilo da fonte diante do exercício profissional, pelo artigo 5º, inciso XIV. Há sigilo profissional para psicólogos, médicos e advogados”, explica Antonio Paulo Donadelli, especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional – ESDC.

O artigo da Constituição diz: “É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

Quem é jornalista?

A desregulamentação da profissão gerou dúvidas sobre a abrangência do direito de sigilo da fonte. “A questão é que com o fim da exigência do diploma, a desregulamentação da profissão, quem vai dizer o que é exercício profissional? A quem cabe esse sigilo?”, indaga o advogado Felippe Mendonça, mestrando em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP, e Membro-Colaborador da Comissão de Defesa da República e da Democracia da Secção São Paulo.

O deputado e advogado Miro Teixeira (PDT–RJ), um dos responsáveis pela ação que pediu a extinção da Lei de Imprensa, discorda que a queda da lei, e da exigência do diploma, tenham causado insegurança jurídica. “Não muda nada, como agora se ampliou muito o direito de sigilo da fonte. Qualquer pessoa que exerça atividade jornalística tem esse direito”, afirma Teixeira, que propôs recentemente um Projeto de Lei pela volta da exigência do diploma de jornalismo.

Trabalho independente

Mendonça explica que existe um vácuo na questão, no caso de jornalistas que escrevem em blogs ou mantêm outro tipo de trabalho independente. “Nesses caso quem pode julgar quem é jornalista ou não? Os juristas irão apelar para o bom senso, mas pelo bom senso se corre muitos riscos”, afirma Mendonça, que leciona com Donadelli o curso A Liberdade de Expressão sem a Lei de Imprensa, pela Escola Superior de Direito Constitucional.Apesar das discussões, a Lei de Imprensa ainda não é uma resolução no Supremo porque o acórdão, a manifestação de um órgão judicial colegiado, ainda não foi publicado. Diante das dúvidas de profissionais e representantes do setor, o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, e a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, defendem a auto-regulamentação da mídia.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br



OPINIÃO
Que polêmica! Esse assunto ainda vai render. Depois da decisão é que começam a surgir as consequências e dúvidas sobre o resultado dela. Deveriam ter análisado tudo, os prós e contras, para depois tomarem a decisão adequada. A situação já virou piada, a grande maioria não sabe o que significa a desobrigatoriedade do diploma, o assunto já virou até tema para pergunta do Show do Milhão. É tanta mudança que deixa qualquer um louco, extinção da lei de imprensa, fim da obrigatoriedade do diploma, extinção das faculdades, nova grade curricular para o curso, jornalismo independente da comunicação social, propostas e mais propostas para a volta do diploma, direito de resposta, sigilo da fonte, batalhas pela regulamentação, criação de Conselhos e Ordens. Uffa, o que mais falta?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Bruno Senna pode ocupar vaga de Barrichello

Esporte

NOTÍCIA

O piloto brasileiro Bruno Senna, sobrinho do tricampeão da F-1 Ayrton Senna, testará pela Brawn GP para a vaga de Rubens Barrichello após o Mundial-2009 da categoria, de acordo com a revista portuguesa "Autosport".
Segundo a revista, o brasileiro causou boa impressão no ano passado em seus testes pela antiga equipe Honda, cujo espólio foi adquirido pela Brawn, e será um dos candidatos, ao lado de outros jovens pilotos, à vaga de companheiro de Jenson Button para 2010.
Nesse cenário, outro brasileiro, Rubens Barrichello perderia sua vaga na Brawn e teria de procurar outra equipe.

Fonte; http://www.folha.com.br



OPINIÃO
Tenho receio do que esse jovem piloto vai passar, ele vai sofrer muita pressão, comparações com seu tio, o tri campeão mundial Senna, vai ser inevitável. Espero que ele alcançe um bom desempenho e se destaque na F1. Quanto ao Barrichello, coitado, anos de carreira, boas corridas, mas é muito azarado. Quando corria pelas esquipes pequenas tinha um bom desempenho, mas o carro não ajudava, passou para Ferrari e teve que se submeter a ser o 2ª piloto, beneficiando sempre que necessário o companheiro Schumacher, na Honda o carro era péssimo e esse ano, que as coisas pareciam que ia dar certo na Brawn, a falta de sorte não da trégua, o carro é bom, o piloto experiente, mas a equipe só faz "cagada" é erro atrás de erro, estratégias mal planejadas, e com isso Barrichelo vê as chances de ser campeão pela 1ª vez ir abaixo. Acredito que ele deve deixar a F1 mesmo, partir pra outra, quem sabe em outro ramo ele não tem mais sorte!

Cristian e André Santos deixam o Corinthians

Esporte

NOTÍCIA

O volante Cristian e o lateral-esquerdo André Santos se emocionaram terça-feira, no Parque São Jorge, durante a entrevista coletiva que marcou a despedida dos dois jogadores do Corinthians.
Negociados com o Fenerbahçe, da Turquia, os atletas choraram ao deixar o clube e prometeram voltar ao time alvinegro no futuro.
O time turco pagou, 7 milhões de euros (R$ 19 milhões) por Cristian, 26, e 5 milhões de euros (R$ 13,5 milhões) por André Santos, 26.
O clube tinha 37,5% dos direitos de André Santos, pelos quais vai receber R$ 5,1 milhões. As empresas Turbo Sports (40%) e DIS, do Grupo Sonda (22,5) eram as outras "proprietárias" do jogador. Com Cristian, o Corinthians vai lucrar mais: R$ 6,3 milhões. A mesma quantia devem faturar Atlético-PR e Flamengo --cada clube detinha um terço dos direitos sobre o volante.

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO
É uma pena o Corinthians perder dois grandes e importantes jogadores, espero que não faça falta. Basta um time começar a conquistar titulos e seus jogadores se destacarem que iniciam as propostas de outros times, acho isso prejudicial em plena temporada, desfalca o grupo, mesmo que contrate outros atletas tão bons quanto, leva um tempo pra introsar. Acredito que o Corinthians deveria ter esperado o final do Campeonato Brasileiro para depois negociar seus jogadores, é o dinheiro, e vem mais venda por ai.
Que confusão que é o direito de passe dos jogadores, parecem até propriedades, objetos, é um dono aqui, outro lá, isso me cheira mau, que máfia!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do Amigo

NOTÍCIA

O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro".Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo , é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.No Brasil, o dia do amigo também é comemorado em 20 de julho.



OPINIÃO

Aos meus amigos, que não são muitos, mas são verdadeiros, Feliz Dia do Amigo!



sábado, 18 de julho de 2009

O lado B da adoção

Geral

NOTÍCIA

Luiz, de 12 anos, chegou a uma das Varas da Infância de São Paulo apenas com uma mochila nas costas. Nenhum brinquedo, nenhum livro, nenhum CD. Além de trazer poucos pertences, o menino parecia triste. Bem triste. Estava ali para ser devolvido. Depois de cinco anos em uma família, a mãe que o adotou não o quis mais. “Foi devolvido como se fosse um saco de batatas”, disse a psicóloga da Vara da Infância, Mônica Barros Rezende, que acompanhou o caso. A alegação da mãe adotiva foi que ele não obedecia mais. “Não aguento mais. Ele desobedece, falta na escola”, teria dito ela. A intervenção do Conselho Tutelar não adiantou. O Judiciário propôs uma terapia familiar, mas a mãe não compareceu. O que fazer? Luiz voltou ao abrigo para viver a experiência de abandono. O segundo. Na família em que nasceu, o pai o espancava com um pau e foi preso por tráfico de drogas. A mãe, que também apanhava do marido, não lhe dava comida nem banho. Luiz foi parar em uma instituição aos 2 anos, depois de ser encontrado pela polícia sozinho, aos prantos, com fome e sujo. Como ele tinha uma avó, o Conselho Tutelar deu-lhe a tarefa de criá-lo, mas ela não conseguiu. Ao voltar ao abrigo, Luiz estava com hematomas e um braço quebrado. Ficou ali até ser adotado, aos 7 anos. O Judiciário avisou que o menino tinha problemas de anemia, raquitismo e arritmia do coração, e a mãe adotiva o levou ao médico inúmeras vezes. Tudo parecia bem. Mas, quando ele entrou na adolescência, a mãe adotiva teve dois netos e, segundo os técnicos que acompanharam o caso, ela passou a cuidar mais deles que de Luiz. “O meu primo nasceu, e minha mãe só cuida deles”, teria dito o menino.
Luiz, como os demais personagens desta reportagem, recebeu um nome fictício, mas sua história é dolorosamente real. Há muitos casos de adoção que terminam dessa forma, naquilo que os especialistas chamam de segundo abandono. Não deveria acontecer, mas acontece. Existe uma brecha na lei quando a situação é irreversível ou acontece antes de a adoção ser formalizada. Traumática, assustadora, a devolução é o caso extremo de um fenômeno pouco discutido: o lado B da adoção – os problemas inesperados, os conflitos. Por ser um tema muito delicado, fala-se pouco sobre os problemas que enfrentam as famílias adotivas. As angústias e dificuldades existem, são palpáveis e se forem amplamente discutidas podem evitar situações desastrosas para a família que adota e, principalmente, para a criança, que já sofreu um primeiro abandono, o da família biológica. “Aquele discurso de que adoção é um ato de amor é, no mínimo, ultrapassado. A adoção demanda um estudo da situação, um preparo muito especial para aquilo que as pessoas estão se dispondo a realizar”, afirma o juiz Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, da Vara da Infância da Lapa, em São Paulo. A maior parte das adoções tem um final feliz, mas, para que o sonho não se torne um pesadelo, quem adota precisa conhecer melhor esse universo. “O sentimento pela criança adotada pode ser o mesmo de um filho biológico, mas a situação não é a mesma”, diz a psicanalista paulista Maria Luiza Assis Ghirardi, que estuda o assunto há 15 anos e publicou no ano passado, na Universidade de São Paulo, a tese Devolução de crianças e adolescentes adotivos sob a ótica psicanalítica: reedição de histórias de abandono. “O fato de uma criança ser adotiva traz especificidades. O fato de alguém não poder gerar um filho também tem suas especificidades que precisam ser aceitas.”...

Fonte: http://www.epoca.com.br/



OPINIÃO
A adoção é um assunto sério, e um grande problema no Brasil, a burocracia é grande, embora agora o governo crie estímulos e novas regras para a adoção. A maior dificuldade na adoção está extamente em quem quer adotar, as pessoas, com algumas excessões, só querem bebês, brancos, meninas, perfil raro entre as crianças disponíveis para a adoção. Mais do que tudo é preciso a conscientização de que a adoção é um ato de amor, não há a necessidade de se escolher sexo, idade, cor, basta querer alguém pra amar e cuidar, fazer o bem!

ÓVNIS no Brasil

Geral

NOTÍCIA

Duas dezenas de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram envolvidos em uma missão sigilosa no meio da selva amazônica, no Pará, 30 anos atrás. Denominada Operação Prato, ela é a mais impressionante investigação de óvnis (objetos voadores não identificados) realizada pela Aeronáutica que se conhece. É uma espécie de caso Roswell brasileiro, com missões secretas, histórias e fenômenos sem explicação. Enquanto em Roswell, marco da ufologia mundial, os militares americanos primeiro admitiram a existência dos óvnis e depois negaram, os relatórios da FAB não deixam dúvidas: os oficiais do I Comando Aéreo Regional (Comar), em Belém, designados para a operação, que ocorreu nos quatro últimos meses de 1977, afirmam ter presenciado - mais de uma vez - UFOs cruzando o céu da Amazônia...

Fonte: http://www.istoe.com.br



OPINIÃO
Essa história de ovni é velha, e tão confusa que fica difícil acreditar, muito se fala, pouco se prova. Se pararmos para pensar quantas vezes já foi citado que alguém viu um disco voador perdemos as contas, pessoas se aproveitam disso para aparecer na mídia, cidades desenvolvem o turismo às custas desse mistério e o cinema lança inúmeros filmes com tal temática. Os militares possuem documentos a respeito, mas é tudo muito secreto. Não dá pra duvidar, mas também não dá pra acreditar, a menos que eu veja um ovni ou um ET e confirme com meus próprios olhos!

Família Animal

Geral

NOTÍCIA

Iniciada entre 25 000 e 50 000 anos atrás, a relação entre homens e bichos domesticados teve, a princípio, fins essencialmente utilitários. Cães vigiavam aldeias, ajudavam a caçar e pastorear. Gatos eram bem-vindos por exterminar ratos e outras pragas. Provavelmente a afeição, desde cedo, teve um papel nesse relacionamento. O primeiro indício concreto de um elo de emoção entre um humano e um animal data de 12 000 anos: são restos fossilizados de uma mulher abraçada a um filhote de cão, encontrados no Oriente Médio. O certo é que o afeto remodelou, ao longo dos séculos, os laços que nos ligam a cães e gatos. E continua a remodelá-los. É o que revelam pesquisas de comportamento ao mostrar que, mais até do que amigos, os bichos de estimação são hoje vistos como filhos ou irmãos em boa parte dos lares que os acolhem. Na Europa e nos Estados Unidos, o porcentual de donos que consideram seus bichos como familiares já chega a 30%. No Brasil, de acordo com pesquisas da multinacional francesa Evialis, uma das maiores fabricantes de alimentos para animais de estimação no mundo, esse índice é de 10% - mas aponta para cima...

Fonte: http://www.veja.com.br/



OPINIÃO
Os cães são realmente os melhores amigos do homem. A cada dia que passa mais pessoas preferem o convívio com os cachorros, fiéis ao dono, eles são exemplos de amor incondicional. Os cães dão trabalho, mas oferecem tanto prazer e realização quanto um filho.
Já ouvimos e vimos muitas histórias de prova de amor e lealdade dos cachorros para com os humanos, mas o inverso nem sempre ocorre, é grande o número de cães abandonados nas ruas das cidades. Precisamos nos conscientizar de que um animal de estimação não é um brinquedo que pode ser descartado quando não interessa mais, uma vez que você pegou, ganhou, ou comprou um cãozinho é sua obrigação criá-lo até o fim da vida dele, independente de qualquer adversidade!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Desenho "The Smurfs" vai virar filme

Cultura

NOTÍCIA

A Sony Pictures Animation confirmou a produção do longa-metragem do “The Smurfs”. Na última semana, o estúdio, que entrou no projeto há um ano, anunciou que Raja Gosnell será o responsável pela produção do filme, ele já produziu dois longas “Scooby-Doo”.
O filme será baseado na criação do cartunista Pierre Culliford. O roteiro é de David Stem e David Weiss, a mesma dupla que redigiram Shrek 2 e 3. A história irá contar a origem dos seres azuis e do mago Gargamel, além de sua obsessão com a Sopa de Smurfs e os segredos do castelo.O filme deve estrear nos Estados Unidos e no Brasil em dezembro de 2010.

Fonte: http://www.natelinha.com.br



OPINIÃO
Muito legal, esse foi um dos desenhos mais bacanas que eu acompanhei na minha infância, lembro que era uma febre, desenhos como esse não se faz mais, vou adorar ver o filme, espero que seja tão bom quanto o desenho animado, pena que vai demorar um pouquinho, vou aguardar anciosamente pela estreia!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Google lança canal para ensinar Jornalismo no Youtube

Jornalismo

NOTÍCIA

O Google acaba de anunciar em seu blog o lançamento do Reporter's Center, canal no YouTube que ensina técnicas para a produção de notícias. O objetivo da empresa é ajudar pessoas comuns a produzir conteúdo com qualidade jornalística.
O canal reúne vídeos de jornalistas experientes, de veículos como Washington Post, Associated Press, Bloomberg, The New York Times, entre outros. Os profissionais ensinam sobre ética, como fazer uma entrevista, produzir um vídeo e checar informações. Os jornalistas também contam experiências de coberturas internacionais, em países que enfrentam crises políticas e humanitárias, como a África e Iraque.
O canal já conta com mais de 30 vídeos, todos em inglês. Além de técnicas básicas do jornalismo, os vídeos ensinam como produzir vídeos pelo celular e aumentar a audiência de conteúdos postados no YouTube.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br/



OPINIÃO
Legal, embora não de pra aprender jornalismo assim pelo YouTube, mas é bacana pra quem já estuda e agora pode conferir depoimentos e dicas de grandes nomes do jornalismo. Eu vou acessar e conferir, afinal pode acrescentar à minha carreira!

CQC vai escolher novo integrante para a equipe

Cultura

NOTÍCIA

O CQC vai lançar um concurso para eleger o novo integrante do programa. As inscrições podem ser feitas por homens e mulheres, maiores de 18 anos, desde que sejam irreverentes, divertidos e “caras de pau”.
Marcelo Tas anunciou no programa de segunda-feira (13/07) o concurso, e ficou de informar mais detalhes nas próximas semanas. De acordo com a assessoria da Band, outras informações sobre a seleção serão dadas no próximo programa, no dia 20/07.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br



OPINIÃO
Uma boa oportunidade para quem tem talento pra coisa, é preciso saber fazer jornalismo de uma forma diferente, irreverente e com bom humor inteligente. Talvez eu me inscreva, vou esperar mais informações e quem sabe não é uma porta de entrada para um futuro na televisão!

MEC quer tirar Jornalismo da Comunicação Social

Jornalismo

NOTÍCIA

O curso de Jornalismo pode se desmembrar da área de Comunicação Social e se tornar uma graduação autônoma. A medida é pauta de sugestão do Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação. Caso o desmembramento seja aprovado, a graduação em Jornalismo se unirá a Cinema e Audiovisual, cursos que recentemente se desvincularam da área de Comunicação Social.
A discussão sobre o tema, iniciada em fevereiro deste ano, deve ter um parecer até um fim de 2009. De acordo com o chefe do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), João Somma, o desmembramento do curso se deve à posição do Ministério, que classificou o Jornalismo como uma das quatro posições fundamentais para a democracia do país, ao lado de Pedagocia, Direito e Medicina.

Fonte: http://www.revistaimprensa.com.br/



OPINIÃO
Não sei dizer se é bom ou ruim. Por um lado é interessante jornalismo fazer parte da Comunicação Social, pelo fato da pessoa além de jornalista ser comunicólogo e ter um campo de trabalho maior, mas o curso de jornalismo independente torna-se mais autônomo, deixa de ser uma habilitação e passa a ser mais focado no que realmente interessa ao oficio de jornalista!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Faculdades de jornalismo mudam para se adaptar ao mercado

Jornalismo

NOTÍCIA

O fim da exigência do diploma despertou um sentimento de frustração em parte dos alunos. Mas a mudança acontece justamente no momento em que alguns dos principais cursos se reciclam, procurando familiarizar o estudante com as novas mídias e com a realidade do mercado de trabalho.
Pelo menos três cursos de São Paulo reformularam suas grades curriculares: PUC, Mackenzie e Cásper Líbero.
Apesar de as mudanças ocorrerem em um momento-chave para a profissão, coordenadores e professores afirmam que elas nada têm a ver com o fim da exigência do diploma.
A PUC-SP pretende criar uma agência de notícias on-line até o final de 2010. A Cásper Líbero tornará obrigatório, já no primeiro ano, o uso de blogs e até do Twitter. Já o Mackenzie reformulou o currículo todo. Criou disciplinas, desmembrou outras, mudou nomenclaturas e reorganizou a carga horária.
As faculdades ainda não sabem que impacto o fim da exigência do diploma terá na procura pelo curso.

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO
Independentemente da decisão do STF em extinguir a exigência do diploma para o exercicio do jornalismo, as faculdades precisam rever seus conceitos e formar seus alunos para o mercado de trabalho, que procura mais que um jornalista, procura um profissional com visão de mercado, empreendedor, que domine todas as técnicas, que seja capaz de perceber, que fatos, de interesse público, atraem e vendem, seja qual for o veículo!
Os professores retrógrados precisam enxergar que vivemos em outra era, as empresas visam lucro e buscam profissionais com esse perfil, é claro que só a faculdade não basta, o estudante, precisa saber no mínimo inglês, dominar os softwares utilizados no jornalismo, buscar experiência profissional ainda na faculdade e o essencial, tem que escrever bem!

sábado, 11 de julho de 2009

O casamento esfriou. E ai?

Geral

NOTÍCIA

A temperatura debaixo dos lençóis varia de morno para gelado. A vida sexual de quem é casado está longe de ser esfuziante. No mais amplo retrato do comportamento dos brasileiros nesta área, uma pesquisa com oito mil pessoas entre 15 e 64 anos divulgada no mês passado pelo Ministério da Saúde, descobriuse que 11% dos casados não fazem sexo há pelo menos um ano. Isso não acontece apenas aqui. Nos Estados Unidos, dados do General Social Survey, programa da Universidade de Chicago que monitora as mudanças na sociedade americana, revelam que 15% das pessoas que vivem sob o mesmo teto estão entre seis meses e um ano sem manter relações sexuais. Mesmo quando dizem que há amor, muitos casais não transam. Por quê?

Fonte: http://www.istoe.com.br


OPINIÃO
Casamento é mais que sexo, é claro que faz parte, mas acredito que com o tempo, é natural que esfrie, a relação íntima ao longo dos anos passa para segundo plano, não vejo problemas nisso. Não se pode querer que um casal de 50 anos ou mais tenha os mesmos hábitos de um casal de 20 ou 30 anos. Chega uma idade em que passa-se a dar maior importância a outras atividades!

Longevidade - Os sem idade

Geral

NOTÍCIA

Nas últimas três décadas, a expectativa de vida aumentou mais do que em qualquer outro momento na história na maioria dos países. No Brasil, ela pulou de 62 anos, em 1980, para 73, hoje. Essa evolução fez com que o próprio conceito de velhice fosse reformulado. Já não se espera dos sessentões que se aposentem e passem os dias de pijama numa cadeira de balanço. Cada vez mais aposentados voltam ao mercado de trabalho por motivos diversos, como manter-se atualizado ou complementar o orçamento. O aumento da longevidade propiciou o surgimento de outro fenômeno, desta vez no terreno do comportamento - o de pessoas maduras que cruzam as fronteiras entre as gerações e não apenas agem, mas também se sentem como se fossem mais jovens...

Fonte: http://www.veja.com.br



OPINIÃO
A cada dia que passa aumenta o número de recursos para se manter jovem, acho válido que se possa sentir bem com a parência, sou totalmente a favor de qualquer tipo de tratamento que devolva a beleza e o bem estar, porém o que não pode acontecer é o medo da velhice, é preciso encarar a idade, se assumir como idoso e colher os benefícios dessa fase da vida, por fora pode parecer jovem, mas por dentro é preciso manter a naturalidade e agir conforme a idade!

Dá para ser feliz no trabalho?

Geral

NOTÍCIA

É possível que algum dia olhemos o trabalho, tal como ele é exercido hoje, com uma espécie de nostalgia. Talvez os estudiosos do futuro descrevam os escritórios do início do século XXI como locais de encontro e aprendizado, de uma vida social relativamente rica, em que as pessoas eram instigadas a resolver problemas, fazer amigos, às vezes viver romances, exercitar um pouco de política, gastar algumas horas em conversas fiadas perto da máquina de café, navegar pela internet e – por que não? – até realizar algum serviço útil de quando em quando. Para ter uma visão benevolente do mundo do trabalho, basta olhar sua evolução. Na maior parte da história da civilização, os bens que consumíamos eram feitos por escravos ou servos. Mesmo o trabalho livre não o era tanto. Artesãos da Idade Média costumavam dormir embaixo da bancada em que trabalhavam, nas guildas europeias. No início da era industrial, a situação não era melhor: as jornadas podiam chegar a 14, 16 horas, inclusive para crianças, e não havia regulamentação de nenhuma espécie...

Fonte: http://www.epoca.com.br



OPINIÃO

Claro que dá pra ser feliz no trabalho, basta fazer aquilo que gosta, que dá prazer, que faz sentir realizado. É importante também se dar bem com os companheiros de trabalho, ser bem remunerado, trabalhar o horário adequado. Todo trabalho cansa, mas quando se ama o que faz o cansaço é menor, ele é apenas físico!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Deputado apresenta projeto que regulamenta a profissão de jornalista

Jornalismo

NOTÍCIA

O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ), que ajuizou ação que derrubou a Lei de Imprensa, apresentou, nesta quarta-feira (08/07), o Projeto de Lei 5592/2009, que regula a profissão de jornalista. Pelo texto, o diploma volta a ser obrigatório para a obtenção do registro profissional, mas não restringe o trabalho em empresas jornalísticas.A proposta é uma adaptação a decisão do Supremo. Para trabalhar numa redação, não precisa de diploma. Mas para ser jornalista e ter o registro profissional precisa, explica a proposta.O projeto abre exceção para os colaboradores – que exercem a função habitualmente, mas sem relação de emprego – e provisionados – que possuem o conhecimento prático reconhecido. Por outro lado, existe um artigo que torna obrigatória a exigência do diploma para funcionários do setor público.Além do diploma, o projeto trata de outras questões, como a definição das funções exercidas pelo jornalista, o papel dos Sindicatos de Jornalistas e a garantia do piso salarial.Após a apresentação, Miro Teixeira espera receber contribuições para o projeto.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br



OPINIÃO
Mais uma iniciativa contra a decisão do Supremo. Miro Teixeira afirmou logo que saiu o resultado do STF que estudaria o caso e apresentaria uma proposta, e é isso que fez. Agora é aguardar o desenrolar das coisas, mas acredito que vai dar tudo certo e em breve a obrigatoriedade do diploma será restabelecida.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Deputado apresenta proposta que pede volta do diploma de jornalismo

Jornalismo

NOTÍCIA

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou nesta quarta-feira (08/07) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restabelece a necessidade do curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. Para a apresentação da proposta, foram recolhidas 191 assinaturas, 20 a mais que o mínimo necessário.
Pimenta defende a volta da obrigatoriedade do diploma porque, em sua opinião, o jornalismo não se trata de uma “simples prestação de informação”.
No dia 01/07, o senador Antônio Carlos Valadares também apresentou, no Senado, PEC que pede o retorno da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br


OPINIÃO
Mais uma manisfestação de apoio contra a decisão errada do STF, e mais do que isso uma iniciativa para devolver ao jornalismo a obrigatoriedade do diploma, tanto no Senado, quanto na Câmara projetos foram apresentados, e agiram corretamente, já que o Congresso representa o povo e a vontade do povo é que jornalista tenha diploma!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Brasil envia embaixador à Coreia do Norte

Mundo

NOTÍCIA

O primeiro embaixador da história do Brasil na Coreia do Norte, cuja missão foi retardada em mais de um mês pelo Itamaraty devido ao teste nuclear conduzido pelo país asiático em maio, já está em Pyongyang.
Sem alarde, numa operação cercada de sensibilidade diplomática, o veterano diplomata Arnaldo Carrilho chegou na última sexta-feira à capital norte-coreana para assumir o posto inédito e o desafio de dialogar com um dos regimes mais fechados e isolados do mundo.

Fonte: http://www.folha.com.br


OPINIÃO
O Brasil sabe lidar com a diplomacia, obteve assim suas conquistas. Espero que o embaixador possa contribuir pela apaziguação na região e uma melhor relação do mundo com a Coréia do Norte!

Comemoração do Plano Real vira embate entre PT e PSDB

Política

NOTÍCIA

Entre reconhecimentos mútuos de trabalho em prol da estabilidade econômica, PT e PSDB travaram ontem no Senado um pequeno embate sobre o direto de uso do Plano Real como bandeira política. Durante solenidade em comemoração aos 15 anos da troca da moeda, tucanos frisaram que a atual solidez da economia é fruto da decisão do partido em tocar o projeto que mudou a estrutura econômica do País. Os petistas, por sua vez, ressaltaram que foi no governo de Luiz Inácio Lula da Silva que as medidas de austeridade foram aprofundadas.

Fonte: http://www.estadao.com.br



OPINIÃO
Ambos os partidos, ou melhor os políticos do PSDB e PT, tem seus méritos quando se fala do Real e da estabilidade econômica. É ridículo essa briga pra saber quem tem o mérito, os tucanos começaram e os peitistas continuaram e é isso que deve acontecer, as coisas boas devem ser sequenciadas e não desprezadas!

Gilmar Mendes participa de audiência pública sobre o fim do diploma

Jornalismo

NOTÍCIA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes é um dos convidados para a audiência pública na próxima quinta-feira (09/07), que discutirá o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
O debate foi proposto pelo deputado Miguel Corrêa (PT-MG) e será realizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal, a partir das 09h30.
Entre os convidados estão o ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Universidade de Brasília (UNB) e profissionais da imprensa.
O ministro Gilmar Mendes, relator do caso no STF, chegou a afirmar que a decisão é irreversível e que futuramente a determinação deve atingir outras profissões regulamentadas, mas estudantes, jornalistas e entidades organizaram manifestações contra a decisão, além da proposta de emenda à Constituição (PEC), que prevê a exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão, entregue no último dia (01/07) à Mesa Diretora do Senado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB- SE).

Fonte: http://www.comunique-se.com.br



OPINIÃO
Embora eu acredite que o Gilmar vá manter sua posição, é importante discutir o assunto para ver se ele percebe o erro que cometeu ao extinguir a exigência do diploma de jornalista. A decisão tomada por ele só demostra o desconhecimento por parte dele do que é o Jornalismo!

Portiolli pode ficar no lugar do Gugu

Cultura

NOTÍCIA

O SBT está escolhendo um substituto para Gugu. Mas Celso Portiolli é o mais cotado. Nomes como Ratinho e Raul Gil (da Band) também foram cogitados. O que mais tem é candidato para a vaga. Dizem até que Gilberto Barros teria se mostrado interessado. Magrão, diretor de Silvio Santos, avisou ontem à equipe do "Domingo Legal" que vai ser o supervisor do programa.

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO
Das opções apresentadas Celso Portiolli realmente é a melhor, ele é um bom apresentador, e está sendo mal aproveitado ultimamente. O programa precisa ser reestruturado para ficar mais com a cara dele, mais jovem e dinâmico.

Record quer estrear Gugu com padre e show em estádio

Cultura

NOTÍCIA

A Record planeja que a estreia de Gugu Liberato na emissora aconteça em 9 de agosto, com um programa transmitido ao vivo do estádio do Pacaembu, em São Paulo.
A Record também sugeriu a Gugu que o padre Marcelo Rossi seja um dos convidados do primeiro "Programa do Gugu".
Esta seria uma forma de mostrar que o apresentador, católico, terá liberdade dentro da emissora de Edir Macedo, líder da Igreja Universal.

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO
Com certeza será uma grande estreia, foi uma boa sacada da Record contratar o Gugu. Com relação ao padre, acho desnecessário se for para querer provar algo!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Ronaldo contesta pesquisas que apontam torcida do Flamengo como maior do país

Esporte

NOTÍCIA

O atacante Ronaldo declarou na noite de segunda-feira, em entrevista ao Sportv, que não acredita nas pesquisas que apontam a torcida flamenguista como a maior do Brasil e disse que a diretoria do clube carioca colocou seus torcedores contra ele por conta de sua transferência para o Corinthians no final de 2008.
Ronaldo contesta a informação de que a maior torcida do Brasil é a do clube da Gávea. "Eu sou flamenguista desde pequeno, sempre fui ao Maracanã. Só que agora estou no Corinthians, e o que eu aprendi no Corinthians é que essa pesquisa do Flamengo ter a maior torcida do Brasil não é certa", opinou Ronaldo.
"Eles pegam os torcedores dos outros Estados, que sempre falam que o Flamengo é o seu segundo time", alegou o jogador.

Fonte: http://www.folha.com.br/





OPINIÃO
Essa é uma questão polêmica, dizer quem tem a maior torcida, acredito que uma pesquisa deveria ser feita por um instituto de credibilidade, ai sim poderiamos afirmar com certeza qual a maior torcida do Brasil. Eu também acho que é a do Corinthians!

Arroz, feijão e carne ficam mais baratos

Economia

NOTÍCIA

A menor pressão de produtos básicos na mesa do brasileiro, como arroz, feijão e carne, foi decisiva para a diminuição da inflação para as famílias de baixa renda no primeiro semestre deste ano.
De janeiro a junho, a taxa acumulou alta de 2,99%, bem abaixo dos 5,97% observados em igual período em 2008.

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO
É bom saber que alimentos tão necessários e básicos na alimentação dos brasileiros estão mais em conta, é a oportunidade de se alimentar melhor pagando menos!

Itamar no PPS para ajudar Aécio

Política

NOTÍCIA

O ex-presidente Itamar Franco ingressou no PPS fazendo campanha para o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB).
Apesar de ser cabo eleitoral declarado de Aécio, como membro do PPS, Itamar tornou-se um nome avaliado também pelos aliados de José Serra. O ex-presidente tem sido considerado para o cargo de vice numa chapa com o governador de São Paulo. A estratégia teria como objetivo aumentar as chances de Serra em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País. Itamar negou que tenha sido sondado por tucanos de São Paulo para ser vice de Serra.

Fonte: http://www.estadao.com.br



OPINIÃO
Embora Itamar já tenha sido presidente do Brasil e governador de Minas, ele não é dos políticos mais populares entre os mineiros, o apoio dele a Aécio é válido e representa muito entre as lideranças políticas. Caso Serra seja o candidato sem dúvida ele é um bom nome para vice!

Lula e Sarkozy: Países emergentes merecem mais voz

Política

NOTÍCIA

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, destacaram a importância do multilateralismo e pediram uma reforma da governança global e do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Para eles, a conclusão da Rodada Doha de negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) também é uma "tarefa urgente".
Lula e Sarkozy pedem a ampliação do papel da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na governança econômica global e afirmam que o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Bird) precisam dar maior peso às economias emergentes em seus processos de decisão.

Fonte: http://www.estadao.com.br



OPINIÃO
Lula e Sarkozy estão certos, afinal Países tão importantes na atualidade como Brasil, China e Índia merecem que suas posições tenham mais peso nas decisões mundiais!

Gugu deixa o SBT e estreia em agosto na Record

Cultura

NOTÍCIA

Em encontro com Silvio Santos, ontem no SBT, Gugu Liberto foi liberado e, a partir do próximo domingo, o apresentador já não estará mais no ar. Não haverá pagamento de multa rescisória (em torno de R$ 15 milhões). O clima ficou insustentável desde que Gugu assinou contrato com a Record, no dia 25 de junho. Depois disso, Silvio mudou o horário do "Domingo Legal" para o meio dia, desagradando anunciantes. Ontem, o principal patrocinador, uma construtora, ameaçou romper contrato. Em novo horário, o programa caiu de 12 para sete pontos no Ibope. Na Record, Gugu deve estrear no dia 16 de agosto, um domingo, para coincidir com a final de "A Fazenda".

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO
Embora eu ache que não tenha sido uma boa idéia o Gugu se mudar para a Record, é um direito dele, vai ganhar mais, vai ter dois programas, só acredito que ele jamais vai ser o mesmo depois do caso da entrevista falsa com o PCC, esteja onde ele estiver!

"SBT Repórter" exibe especial sobre “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”

Cultura

NOTÍCIA

Na contagem regressiva para o sexto filme de Harry Potter, que estreia no dia 15 de julho no Brasil, o SBT traz uma maratona com quatro filmes da saga: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Já na quarta-feira, logo depois do Show do Milhão, o SBT Repórter exibe uma matéria especial sobre o novo filme da série: Harry Potter e o Enigma do Príncipe. A emissora enviou para Leavesden, Inglaterra - onde o longa foi rodado - o apresentador Beto Marden que acompanhou uma coletiva exclusiva de três dias realizada para as TVs parceiras da Warner Bros, da qual o SBT faz parte.Beto Marden entrevistou o trio de protagonistas (Daniel Radcliffe, Ema Watson e Rupert Grint), outros atores do filme, o diretor David Yates e o famoso produtor responsável por todos os longas da série, David Heyman.

Fonte: http://www.natelinha.com.br




OPINIÃO
Para quem gosta de Harry Potter essa é uma semana e tanto, o SBT traz além da maratona de filmes da série, um programa especial sobre o novo filme que estreia este mês, nas férias a garotada está bem servida, embora eu ache o horário das sessões de cinema do SBT um pouco tarde, 11 da noite!

Ronaldinho e Gisele estão entre os jovens mais ricos do mundo

Cultura

NOTÍCIA

O jogador do Milan Ronaldinho Gaúcho, 29, e a top model Gisele Bündchen, 28, estão entre as dez celebridades com menos de 30 anos mais bem pagas do mundo, segundo um ranking divulgado nesta segunda-feira (6) pela revista "Forbes".
O meia-atacante brasileiro, que faturou US$ 30 milhões de junho de 2008 a junho de 2009, aparece em sexto na lista da publicação americana, graças aos contratos publicitários que tem com empresas como Nike, Pepsi e EA Sports.
Já a top Gisele, que em 12 meses ganhou US$ 25 milhões com trabalhos para marcas como Rampage, Max Fator, Ebel, True Religion e Versace, ficou em décimo.
Segundo a "Forbes", a celebridade com menos de 30 anos mais bem paga do mundo é a cantora americana Beyoncé Knowles.
Em segundo lugar, porém distante da ex-integrante do Destiny's Child, aparece o piloto finlandês de Fórmula 1 Kimi Raikkonen.

http://www.folha.com.br/




OPINIÃO

Que bom pra eles, e pra nós brasileiros também, afinal são dois grandes nomes que representam, e muito bem, o Brasil lá fora!

Record muda programação 24 vezes em 57 dias

Cultura

NOTÍCIA

A Record mudou sua grade de programação em São Paulo pelo menos 24 vezes nos últimos 57 dias. as alterações começaram na semana de 11 a 17 de maio, quando Geraldo Luís deixou de apresentar o "Balanço Geral" em São Paulo e a emissora passou a exibir a edição carioca do programa.
Entre as mudanças, houve também a ampliação do "Hoje em Dia" e mudanças no horário do "Domingo Espetacular" e do "Repórter Record" por conta da estreia de "A Fazenda", em 31 de maio.
A estreia do reality show na emissora alterou também a programação das novelas da Record, que deixaram de ser exibidas aos sábados.

Fonte: http://www.folha.com.br



OPINIÃO
Na guerra pela audiência vale tudo, até desrespeitar o telespectador. O SBT tinha o hábito de mudar a programação e sentiu na pele as consequências desse abuso, agora a Record em sinal de desespero comete o mesmo erro!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Record estreia Geraldo Brasil

Cultura

NOTÍCIA

A Record estreia hoje, a partir das quatro horas da tarde, o "Geraldo Brasil". O novo programa será comandado por Geraldo Luís e apostará em entretenimento, jornalismo e assistencialismo para cativar o telespectador do período vespertino.
Os problemas, curiosidades e cotidiano do povo somado ao carisma de Geraldo Luís e o auxílio de uma plateia formada por 150 pessoas serão algumas das armas que o "Geraldo Brasil" irá usar para enfrentar seus rivais "Casos de Família" do SBT e "Márcia" da Bandeirantes. Embora a Record seja a única a não apostar no debate de relacionamentos, pode-se dizer que os três têm grande apelo popular. Essa será a primeira vez que Geraldo Luís estará a frente de um programa em rede nacional. Extrovertido e animado, Geraldo tem aproximadamente 20 anos de carreira na televisão brasileira. Durante 17 anos comandou um programa policial em Limeira, no interior de São Paulo, e por 1 ano e meio apresentou a edição paulistana do "Balanço Geral".

Fonte: http://www.natelinha.com.br/




OPINIÃO

As tardes na tv não são das melhores, há uma falta enorme de opção, os programas são semelhantes, sem conteúdo atraente, muitas vezes são reprises e enlatados. Quem sabe o Geraldo Brasil traga algo de novo e mais interessante para o telespectador. Vamos aguardar e conferir!

Globo estréia nova minissérie

Cultura

NOTÍCIA

A Globo estréia, no dia 7 de julho, a minissérie Som & Fúria, dirigida por Fernando Meirelles. Serão 12 episódios, exibidos de terça a sexta após a linha de shows. Som & Fúria é uma adaptação da série canadense Slings and Arrows, que mostra os desafios de um grupo de teatro shakesperiano para manter a qualidade artística de seu trabalho em contraste com as exigências comerciais e de público. Com ironia e bom humor, questões pessoais e profissionais entram em conflito, criando tramas e dramas entre atores, diretores e patrocinadores.

Fonte: http://www.oglobo.com/



OPINIÃO
O diretor é bom, o elenco também, acredito que vai ser uma boa minissérie, diferente das que estamos acostumados a ver. Acho ótimo que as emissoras brasileiras acordaram para as séries, a Globo que já produzia aumentou as produções, a Record também já começou. Isso é sinal de mais trabalho para os profissionais, mais opção para o telespectador, mais qualidade na TV. Vale apena conferir!

Apoio do Brasil irrita oposição venezuelana

Política

NOTÍCIA

o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se cansa de exaltar a amizade e os interesses comuns com o governo de Hugo Chávez. Nos últimos anos, a venda de produtos brasileiros para a Venezuela cresceu 860% e o país agora ocupa o sétimo lugar no ranking dos principais destinos das exportações do País.
Na contramão do que fazem companhias de outros países, diversas empresas brasileiras resolveram investir na Venezuela. Mas a aproximação com Caracas desperta polêmica.
Os encontros entre os dois presidentes são frequentes e uma série de projetos industriais está sendo costurada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que abriu um escritório em Caracas em 2008. Chávez quer a ajuda brasileira para montar 200 indústrias.
Segundo analistas, tais medidas acabaram por criar dois blocos na América Latina - um moderado, de consensos e pluralismo, liderado pelo Brasil; o outro mais radical, com Chávez à frente.
Foi esse cenário que criou grande expectativa em relação à liderança de Lula. A aproximação com Chávez é vista por alguns como uma forma tentar expandir influência. Muitos, porém, sentem-se frustrados.
Entre os opositores venezuelanos, a decepção com Lula é grande.
Mas entre os chavistas, a aproximação é bem vista.

Fonte: http://www.estadao.com.br



OPINIÃO
É importante para o Brasil estreitar as relações com os paises da América Latina, tudo bem que o Chavez não é um bom exemplo de político nem de parceiro, mas o Brasil é uma liderança sulamericana e precisa comercializar e investir nos países vizinhos para aumentar sua força perante a comunidade latina. Lula tem um perfil deferente de Chavez e acredito que saiba o que está fazendo!

Venda de veículos bate recorde no 1º semestre

Economia

NOTÍCIA

As vendas de veículos no mercado brasileiro somaram 300.157 unidades em junho deste ano, o que representa uma alta de 21,5% ante maio de 2009 e de 17,2% na comparação com junho de 2008. No acumulado do primeiro semestre deste ano, foram vendidos 1.449.787 veículos, equivalente a um acréscimo de 3% ante igual intervalo do ano passado. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e confirmam recorde histórico de vendas em junho e nos seis primeiros meses deste ano.

Fonte: http://www.estadao.com.br



OPINIÃO
Os brasileiros nunca compraram tantos carros, isso é reflexo da política de incentivo ao consumo, redução de IPI, parcelas menores, maiores prazos de financiamento, além do aumento da renda da população. O lado bom é que a economia se aquece e mais pessoas podem se locomover com seu próprios veículos, por outro lado o tráfego nas grandes cidades, que não é fácil, tende a ficar pior, sem falar no aumento da poluição causada pela fumaça do escapamento e a poluição sonora. Esse é o preço do progresso!