sábado, 8 de agosto de 2009

Investir na bolsa está em alta

Geral

NOTÍCIA

A crise econômica está deixando o Brasil. Uma das melhores maneiras de constatar essa boa notícia está menos nas previsões otimistas de crescimento da economia brasileira para 2010 e mais naquele que é considerado o melhor indicador do que vai acontecer no futuro: o mercado de ações. De janeiro a julho, a bolsa de valores registrou uma das maiores altas da década e subiu 50%. Há quem acredite que ela pode encerrar o ano com ganho de 60%.

Aquelas imagens de homens nervosos e gritando nunca mais aparecerão na tevê. Desde o dia 30 de junho, o chamado pregão viva voz foi extinto da BM&FBovespa. Mas a efervescência daqueles tempos continua ali, agora sob a calmaria de telas de computadores, e reflete silenciosamente o que se passa com a produção, o comércio e o emprego na vida real.

O bom desempenho no primeiro semestre surpreendeu economistas, investidores e o resto do mundo, ainda mergulhado nas águas turvas da recessão. Isso significa dizer que quem tem dinheiro para investir está acreditando, cada vez mais, que as empresas brasileiras são uma ótima opção. Segundo a consultoria Economática, as 388 empresas com ações negociadas na bolsa valem mais de US$ 1 trilhão, valor que não era atingido desde agosto de 2008 e que supera o de todas as bolsas da América Latina. Um outro sinal da pujança é que a movimentação financeira pulou para a casa da centena de bilhões. Em julho, passaram por lá R$ 107 bilhões.

Um dos motivos deste entusiasmo é a redução contínua das taxas de juros. A Selic, a taxa básica oficial, este ano, já caiu cinco pontos percentuais e alcançou 8,75% ao ano. Neste cenário, a tendência é de que as empresas ampliem o investimento, a produção e, consequentemente, os lucros. A prova disso é que o Ibovespa atingiu mais de 55 mil pontos este mês. Ou seja, desde o pior momento da crise, o valor de mercado das empresas praticamente duplicou. E tem muita gente aproveitando...




Fonte: http://www.istoe.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário