quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sandra Annenberg divide opiniões

OPINIÃO

Sandra Annenberg, uma das jornalistas de televisão mais conhecidas do Brasil, tem causado discussões polêmicas sobre sua forma de apresentar o Jornal Hoje. Ao lado de Evaristo Costa, a jornalista que também é atriz faz caras e bocas, gestos exagerados e comentários de gosto duvidoso. Mas será isso mesmo? Eu discordo.

Precisamos lembrar que o JH é um jornal voltado para as mulheres que estão em casa arrumando a cozinha, crianças e jovens que chegam da escola e aposentados. O conteúdo editorial é mais frio, leve, lembra o entretenimento com dicas de moda, beleza, turismo e gastronômia, além de prestação de serviço. Com exceção de casos extremamente factuais que exigem entradas ao vivo e coberturas de fato jornalísticas.

Sandra se sai muito bem falando diretamente para esse público, ninguém faz isso melhor do que ela. Já imaginaram uma apresentadora séria e robótica apresentando as pautas do JH? seria muito chato. O Evaristo, companheiro de Sandra na bancada, embora tenha seu jeito descontraído, é mais contido, passa até um ar de timidez. E isso é bom para fazer um contraponto.

Aqueles que criticam a postura de Sandra, tem todo direito por sinal, talves se esqueçam que quando ela apresenta o Globo Notícia ou o Jornal Nacional a atitude dela é bem diferente. Ela entra no clima do telejornal, se torna mais séria, como o programa pede. Isso nos faz perceber que ela é uma boa atriz, interpreta segundo a notícia, o programa e o perfil do público. Ai está a importância do jornalista também fazer teatro, isto ajuda a interpretar melhor o fato noticiado.

Gesticular, falar com as mão e com movimentos faciais também é comunicar. Muitos já leram o livro "O Corpo Fala", é por ai. A Sandra utiliza não só os recursos da voz para noticiar, mas também outros meios. Já tive a oportunidade de falar com Sandra, ela é muito atenciosa, simpática, assim como ela é no estudio do JH. Sem dúvida Sandra Annenberg é uma profissional diferenciada, desconheço outra apresentadora como ela. Mas não tenhamos dúvida que ela vai fazer escola. Ninguém se sai melhor de um erro ou embaraço do que ela, até pelo fato de ser espontânea. O contrário acontece com outras profissionais que quando algo sai errado se desesperam e a situação fica pior do que encomenda.

Enfim, não estou aqui afirmando que o telejornalismo em geral tem que seguir a linha da Sandra, mas jornais do horário do almoço, mais informais e descontraídos tem que ter apresentadoras como a Sandra, alegre, para cima. Não dá para fazer nossas refeiçõe vendo tiroteio, sangue, assassinato. Para esse horário algo mais leve é bem mais saudável.

10 comentários:

  1. Muito interessante essa postagem, primeira postagem que vejo em algum blog, que não critica o modo da Sandra Apresentar o JH, pelo contrário elogia! Eu concordo com cada letra dessa postagem. Gostaria até de postar no Blog/Site do FC Sandra Annenberg em que sou presidente. Acho que seria bem legal.

    O link do Blog é esse http://www.fcsandraannenberg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lara, muito prazer. Obrigado pelo comentário. Fique a vontade para postar no blog do Fã clube. Só não esquece de me creditar. Rsrs. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ok,é claro que os creditos são seus HAHA', obrigada por me deixar postar!

    ResponderExcluir
  4. Detesto essa mulher!
    Ela quer ser mais importante que a própria notícia.
    Na verdade, o jornalismo da Rede Globo está decadente, prova-se pelo Jornal Hoje, Globo Esporte e Fantástico.

    ResponderExcluir
  5. Respeito sua opinião. Só não acho digno você comentar sem se identificar. Fique tranquilo, você não vai sofrer represálias!

    ResponderExcluir
  6. A Sandra é muito artificial usa caras bocas gestos e vozes que obviamente são montados em um personagem idiota e sem cabimento pois as noticias precisam ser dadas com suas emoções peculiares em cada momento.Ela se comporta como se só a Globo tivesse a noticia.E mais,parece que só com ela,Sandra,a noticia terá importância para o povo.
    Maury Jr.

    ResponderExcluir
  7. Neuber ,Você é um BOCÒ,defendendo a Sandra sem ganhar nada!Ou será que você é um estúpido como ela.

    ResponderExcluir
  8. A Sandra é I-N-S-P-O-R-T-A-V-E-L

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a Sandra Annenberg, otima reporter, linda, carismatica e inteligente!. Merecido trofeu em melhores do ano! Se isso incomodar alguém, é porque a pessoa seja uma estrela apagada. Sandra tem muito brilho! Parabéns

    ResponderExcluir