sexta-feira, 15 de abril de 2011

Famílias Brasileiras de Origem Germânica


INFORMAÇÃO

O Instituto Martius-Staden lança amanhã (16) o 8º volume da série “Famílias Brasileiras de Origem Germânica”. O lançamento integra, mais uma vez, a Virada Cultural.

O livro retrata as árvores genealógicas de 99 famílias germânicas no Brasil, acrescido de fotografias, anedotas familiares e documentos pessoais. Na edição, constam também trechos de entrevistas feitas com imigrantes e descendentes, os quais relatam suas experiências, aventuras e opiniões, trata-se do projeto de História Oral conduzido pelo Instituto desde 2007.

A obra representa uma importante contribuição, não apenas para as famílias envolvidas, mas para a história da imigração como um todo. A primeira edição do Famílias Brasileiras de Origem Germânica data de 1962, uma iniciativa conjunta do então Instituto Hans Staden e do Instituto Genealógico Brasileiro.

Fico muito feliz por fazer parte pela primeira vez desta obra. Minha família de origem germânica, Fischer e Düppre, é citada no livro. Inclusive eu fui uma das fontes de informação que colaborou para o conteúdo da publicação.

Meus antepassados, Martin Fischer vindo de Schleswig-Holstein, na Alemanha e Maria Düppre proveniente de Mühl, na Áustria chegaram ao Brasil em 1847 e 1852 respectivamente. Foram colonos sob o sistema de parceria na fazenda Ibicaba, propriedade do então senador e ex-regente do Brasil Nicolau de Campos Vergueiro, em Limeira-SP. Lá trabalharam, fizeram a vida e família. Eu já sou a 5ª geração no Brasil e me apaixonei por genealogia. Todos deveriamos descobrir nossas origens e preservar nossa história.

O lançamento contará com apresentação da Profa. Dra. Ellen Fensterseifer Woortmann, da Universidade de Brasília. Haverá a exibição de dois filmes: “Bate-Paus” e “Sem Palavras”.

Terá ainda a inauguração da escultura “TATAUM: Opus 1, No. 1 (allegro)”, do artista plástico Petrocino, que desenha em metal os movimentos de um maestro enquanto rege.

SERVIÇO:
Lançamento do “Famílias Brasileiras de Origem Germânica – 8º volume”, 16 de abril de 2011, às 11h
Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade III, Rua Itapaiúna, 1355 - Panamby.

E-mail: arquivo@martiusstaden.org.br,
Tel.: 55 11 3744-1070  ou 55 11 3744-1070  


Preço do livro: R$ 25,00

Filmes:
Curta-metragem: “Bate-Paus”.Direção Jorge Kuster Jacob|Ano 2005|Duração 13 min.
Sinopse: A perseguição sofrida pelos pomeranos e seus descendentes no Espírito Santo durante os anos 40.
Média-metragem: “Sem Palavras”. Direção: Kátia Klock| Ano 2009 |Duração: 52 min.
Sinopse: Resgata as vivências dos descendentes de alemães do Sul do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

Inauguração da escultura:
“TATAUM: Opus 1, No. 1 (allegro)”, artista plástico Petrocino
A série TATAUM retrata, em suportes diversos, os movimentos de um maestro enquanto rege.
Dimensões: 2,02m x 2,25m x 37cm.


Um comentário:

  1. Que interessante minha avo tem sobrenome duppre e segundo elaa familia se espalhou por limeira devido a fazenda ibicaba os avos dela eram de la...

    ResponderExcluir