sexta-feira, 15 de abril de 2011

Famílias Brasileiras de Origem Germânica


INFORMAÇÃO

O Instituto Martius-Staden lança amanhã (16) o 8º volume da série “Famílias Brasileiras de Origem Germânica”. O lançamento integra, mais uma vez, a Virada Cultural.

O livro retrata as árvores genealógicas de 99 famílias germânicas no Brasil, acrescido de fotografias, anedotas familiares e documentos pessoais. Na edição, constam também trechos de entrevistas feitas com imigrantes e descendentes, os quais relatam suas experiências, aventuras e opiniões, trata-se do projeto de História Oral conduzido pelo Instituto desde 2007.

A obra representa uma importante contribuição, não apenas para as famílias envolvidas, mas para a história da imigração como um todo. A primeira edição do Famílias Brasileiras de Origem Germânica data de 1962, uma iniciativa conjunta do então Instituto Hans Staden e do Instituto Genealógico Brasileiro.

Fico muito feliz por fazer parte pela primeira vez desta obra. Minha família de origem germânica, Fischer e Düppre, é citada no livro. Inclusive eu fui uma das fontes de informação que colaborou para o conteúdo da publicação.

Meus antepassados, Martin Fischer vindo de Schleswig-Holstein, na Alemanha e Maria Düppre proveniente de Mühl, na Áustria chegaram ao Brasil em 1847 e 1852 respectivamente. Foram colonos sob o sistema de parceria na fazenda Ibicaba, propriedade do então senador e ex-regente do Brasil Nicolau de Campos Vergueiro, em Limeira-SP. Lá trabalharam, fizeram a vida e família. Eu já sou a 5ª geração no Brasil e me apaixonei por genealogia. Todos deveriamos descobrir nossas origens e preservar nossa história.

O lançamento contará com apresentação da Profa. Dra. Ellen Fensterseifer Woortmann, da Universidade de Brasília. Haverá a exibição de dois filmes: “Bate-Paus” e “Sem Palavras”.

Terá ainda a inauguração da escultura “TATAUM: Opus 1, No. 1 (allegro)”, do artista plástico Petrocino, que desenha em metal os movimentos de um maestro enquanto rege.

SERVIÇO:
Lançamento do “Famílias Brasileiras de Origem Germânica – 8º volume”, 16 de abril de 2011, às 11h
Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade III, Rua Itapaiúna, 1355 - Panamby.

E-mail: arquivo@martiusstaden.org.br,
Tel.: 55 11 3744-1070  ou 55 11 3744-1070  


Preço do livro: R$ 25,00

Filmes:
Curta-metragem: “Bate-Paus”.Direção Jorge Kuster Jacob|Ano 2005|Duração 13 min.
Sinopse: A perseguição sofrida pelos pomeranos e seus descendentes no Espírito Santo durante os anos 40.
Média-metragem: “Sem Palavras”. Direção: Kátia Klock| Ano 2009 |Duração: 52 min.
Sinopse: Resgata as vivências dos descendentes de alemães do Sul do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

Inauguração da escultura:
“TATAUM: Opus 1, No. 1 (allegro)”, artista plástico Petrocino
A série TATAUM retrata, em suportes diversos, os movimentos de um maestro enquanto rege.
Dimensões: 2,02m x 2,25m x 37cm.


3 comentários:

  1. Que interessante minha avo tem sobrenome duppre e segundo elaa familia se espalhou por limeira devido a fazenda ibicaba os avos dela eram de la...

    ResponderExcluir
  2. Meus tataravos trabalharam na Ibicaba como imigrantes vindos da Alemanha, meu tataravô Martinho Duppre casado com Marcelina Ferreira tiveram meu bisavô João Duppre (dentre outros irmaos) casado com Anna de Oliveira Dupple, porém, em 1997 casou com Zilda Teixeira Dipple. Meu bisavô João Duppre faleceu em 2006 em Limeira-SP aos 94 anos.

    ResponderExcluir
  3. Sou descendente de Izabel Duppre, Filha de João Dipre e Isabel Estrobante, nascida em 1865 em Limeira, casada com Bertholdo Pompe natural da Alemanha. Gostaria de contato com os demais descententes da famila Duppre e Pompe.

    ResponderExcluir