sábado, 9 de abril de 2011

"Rio" muito bom!


INFORMAÇÃO


A animação 'Rio', do diretor brasileiro Carlos Saldanha, chegou às telonas na sexta-feira (8) como um dos maiores lançamentos do cinema mundial em 2011. Saldanha, também é o responsável pela trilogia 'Era do Gelo', um grande fenômeno de bilheteria. "Rio", um dos filmes mais aguardados do ano, tem uma estratégia de divulgação ambiciosa projetada pelo estúdio 20th Century Fox, com lançamento previsto para 150 países.


Cerca de 160 milhões de espectadores são esperados para assistir às aventuras da arara azul Blu, o que representa uma grande divulgação do Rio de Janeiro no exterior. Por aqui, a animação será lançada em mil salas de cinema do País, recorde nacional.


O diretor Carlos Saldanha afirmou em entrevistas que fez na animação uma homenagem a sua cidade natal, apresentando o Rio de Janeiro como uma cidade deslumbrante, com lindas paisagens e pontos turísticos notáveis, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.



SINOPSE


O longa conta a história da arara azul Blu, capturada na Floresta da Tijuca e levada para os Estados Unidos. O pássaro é criado como um animal de estimação e não aprende a voar. Até que o ornitólogo Túlio (Rodrigo Santoro dubla em português e inglês) diz que Blu pode ser o último macho de sua espécie no mundo e a sua parceira estaria no Brasil. Quando chega ao Rio, Blu se encanta com a exuberância da natureza e se aventura para ficar com a arara Jade (dublada por Anne Hathaway, em inglês, e Adriana Torres, em português).



OPINIÃO


Assisti a animação "Rio" hoje, sábado (09), na sessão das 20:30. Passei por quase duas horas de agradável sensação de orgulho em ver o Rio de Janeiro tão bonito em desenho. Que bom saber que temos um profissional tão competente como Carlos Saldanha nos representando nesta arte do audiovisual animado. O filme é uma obra primorosa, com certeza Saldanha realizou mesmo um sonho, não dá pra negar que ficou excelente.


A história além de conter romance e humor, trás também um cunho social, político e econômico ao retratar o tráfico de animais, sem contar na divulgação que faz da cultura e da exuberância da natureza brasileira. Tudo bem que é um filme americano, feito pela Fox, mas idealizado por um brasileiro. E não é que eu esteja sendo otimista demais, mas algo me diz que vem por ai um Oscar, digamos meio brasileiro. "Rio" é um forte concorrente a levar a estatueta de melhor longa de animação em 2012. Vamos aguardar.


Enquanto isso não percam a oportunidade, prestigiem "Rio" em exibição em praticamente todas as salas de cinema do Brasil em versões dubladas, legendadas, em 2D e 3D. Fica a dica!


Só mais uma coisa. Como nem tudo é perfeito, deixo minha indignação pela falta de civilidade do público que frenquenta o cinema. No final da sessão é lastimável a situação que fica a sala suja de lixo, restos de pipoca, sacos e copos. Gente, vamo ter mais educação. Depois de vocês outros vão utilizar o espaço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário